Dia Internacional para Erradicação da Pobreza
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente a 17 de outubro. Teve início em 1987, quando o Padre Padre Joseph Wresinski reuniu 100 000 pessoas na Praça dos Direitos Humanos e Liberdades, em Paris, na inauguração de uma pedra em homenagem das vítimas da pobreza, fome, violência e medo. Nela lê-se: «Onde homens e mulheres são condenados a viver na pobreza, os direitos humanos são violados. Unirmo-nos para garantir que esses direitos sejam respeitados é nosso dever solene».
Este dia é uma chamada de atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e concretizar os objetivos da «Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável». Procura, também, mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza.
Mário Nogueira, presidente da direção da Associação Portuguesa de Solidariedade Mundo Unido João Paulo II explica que este é o momento ideal para olharmos para o nosso lado, dando um sorriso à pessoa que se cruza connosco, talvez seja o único sorriso que recebeu no dia, no mês, no ano…. na vida.
No mundo e pela primeira vez na história, a pobreza extrema cresceu e afeta 151 milhões de Pessoas a mais. Em Portugal, cerca de 472 mil pessoas caíram abaixo do limiar da pobreza, devido à crise provocada pela Pandemia do COVID, agravando o fosso entre ricos e pobres.
A guerra na Ucrânia já colocou mais de 75 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza. Por outro lado, os conflitos noutras regiões do mundo, como aquela que nos toca neste momento presente, a situação em NAGARNO-KARABAKH, aliado a muitas catástrofes naturais, fazem crescer a pobreza e a fome, em campos férteis. Por tudo isto, a sua ajuda é preciosa!