Dia Mundial do AVC
O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebra-se hoje, 29 de outubro. O principal objetivo deste dia é alertar a população para os sintomas desta doença e procedimentos a tomar.
O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica. A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS) os sintomas de ocorrência de um AVC são a falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar. Caso isto aconteça, deve-se ligar para o Número Europeu de Emergência- 112.
O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares. É um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro. Para prevenir a doença, devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco, o excesso de sal e a vida sedentária; ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.
As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima, pois é «esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos», destaca o INEM.
Fonte: Serviço Nacional de Saúde