Duarte Maia em concerto na Casa do Alto
A Casa do Alto, em Pedrouços, abre portas no próximo sábado, dia 23 de julho, às 21h30, a um concerto do jovem clarinetista Duarte Maia.
Denominado “De Mozart aos nossos dias”, o programa do concerto integra obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Antonín Dvorak e Giora Freidman e conta com a participação especial do Atlantic String Quartet.
Duarte Maia é um jovem de 21 anos, natural de Gueifães e iniciou os estudos musicais aos seis anos, no Conservatório de Música da Maia e, como aluno desta instituição, foi laureado com diversos prémios no concurso interno “Manuel Ivo Cruz”. Ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, onde terminou o ensino secundário com nota máxima e com a distinção de melhor aluno do curso (instrumentista). Duarte Maia participou ainda em master classes com diferentes professores.
O clarinetista maiato foi, de igual forma, várias vezes distinguido pelo seu talento. Obteve o 2.º prémio no Concurso Internacional “Terras de La Salette”, o 1.º prémio no “XI Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas”, o 1.º prémio no “XI Concurso Luso-Espanhol de Fafe”, e o 3.º prémio no “IV Concurso Internacional de Clarinete da APC” – Ed. António Saiote.
Em 2019 foi galardoado com o 2.° prémio no concurso “Prémio Jovens Músicos” no nível médio da categoria “Música de Câmara”. Desde esse mesmo ano que estuda na Haute École de Musique de Lausanne onde terminou, em 2022, a sua licenciatura. No próximo ano letivo vai iniciar o Mestrado em interpretação musical, na mesma Escola.
Enquanto solista, Duarte Maia apresentou-se com a Orquestra Sinfónica ARTAVE e com a Orquestra de Jazz da Haute École de Musique de Lausanne.
De referir ainda que o concerto realiza-se no próximo sábado, pelas 21h30 e tem entrada livre.