“Educating Hearts” potencializa a inclusão social nas escolas
AE de Pedrouços irá acolher alunos de Erasmus e, durante uma semana, vão poder dar a conhecer a Maia e a cidade do Porto.
No âmbito do projeto Erasmus, “Educating Hearts”, entre os dias 26 e 30 de setembro, o Agrupamento de Escolas de Pedrouços vai acolher alunos da Alemanha, Espanha, Turquia, Polónia e Eslovénia.
A quarta mobilidade realiza-se em Portugal e os participantes irão estudar «igualdade de género, tolerância social, racial, cultural e religiosa, bem como várias outras formas de inclusão social, nomeadamente a inclusão de pessoas com deficiência ou idosos» refere a professora coordenadora deste projeto, Sónia Lopes.
Durante as mobilidades, cada escola participante apresentará um conjunto ligeiramente diferente de atividades, cada uma girando em torno de um assunto. No entanto, todos os alunos estão vinculados a um conjunto de atividades obrigatórias, a serem incluídas no seu programa:
1. “A vida de onde venho” – Abre o contexto de diferenças e semelhanças culturais
2. “O que compartilhamos” – O que nos torna diferentes. Compreensão do facto que todos nós compartilhamos objetivos e sonhos comuns e que temos as mesmas necessidades diárias e sociais.
3. “O que nos torna iguais?” Importância de aprender a ver o “outro” como uma forma diferente do “eu”.
4. Valores europeus partilhados: pedra angular do nosso futuro. Aprofundando a compreensão dos valores Europeus, benefícios do diálogo, importância das ideias compartilhadas e comunidades multinacionais.