Efetivo da GNR Maia cresce 10% e recebe nova viatura
O Subdestacamento Territorial da Maia da Guarda Nacional Republicana (GNR) teve, na semana passada, um reforço de efetivos e deverá receber uma nova viatura.
A informação foi transmitida ao presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que na passada terça-feira, recebeu, na sala D. Pedro IV, o Comandante do Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Coronel Paulo Serra, que se fez acompanhar do Comandante do Destacamento Territorial de Matosinhos, Capitão Luís Paulino e do Comandante do Subdestacamento Territorial da Maia, Tenente André Figueiredo.
Neste encontro, o edil maiato teve oportunidade de conhecer os novos responsáveis GNR, em funções desde outubro de 2024. Além da habitual sessão de cumprimentos, foram abordados assuntos relacionados com a segurança no concelho e manifestada a total disponibilidade de colaboração e cooperação entre as duas entidades.
O autarca ficou assim a saber que a Maia tem mais quarto militares, passando a ter um efetivo de 44 elementos. «A presença na Maia é de vital importância para nós. É o único Subdestacamento que existe no Distrito do Porto e tentamos reforçar com meios sempre que é possível» referiu o Comandante do Destacamento de Matosinhos, Capitão Luís Paulino.
O Subdestacamento da Maia está instalado num espaço municipal, pelo que António Silva Tiago, comprometeu-se a resolver algumas questões no edifício, nomeadamente problemas de infiltrações. O autarca estima que entre a primavera e o verão estas questões fiquem solucionadas. «Só queremos que a GNR esteja bem e que tenha boas condições para trabalhar» referiu.
Perfil dos novos responsáveis
O Coronel Paulo Serra chegou ao Porto em maio de 2024, depois de ter estado pouco mais de dois anos em Timor como assessor do Comandante Geral da Polícia Nacional. Natural de Figueira de Castelo Rodrigo é a primeira vez que se encontra no Distrito do Porto. Na GNR desde 2001, passou por Aveiro, Anadia, Leiria e Lisboa.
O novo comandante possui a licenciatura e mestrado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar, mestrado em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Pós-Graduação em Segurança e Defesa pelo Instituto Universitário Militar.
O coronel tem também o Curso de Estado-Maior Conjunto, Curso de Investigação Criminal para Oficiais, Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna, Curso de Introdução à Comunicação Social, Curso de Estudos Africanos, Curso de Cooperação Civil-Militar e ainda o curso de Planeamento de Operações Psicológicas.
O novo comandante do Subdestacamento da Maia da GNR, Tenente André Figueiredo, terminou a Academia Militar em 2020. Passou pelos Destacamentos Territoriais de Gouveia, Comando Territorial da Guarda, de Valença, Comando Territorial de Viana do Castelo, e de Matosinhos, Comando Territorial do Porto. Passou, ainda, pela Escola da Guarda em Portalegre, onde ministrou o Curso de Formação de Guardas e pela Escola da Guarda na Figueira da Foz, pelos Cursos de Formação de Guardas. Regressou ao Destacamento Territorial de Matosinhos agora como Comandante do Subdestacamento Territorial da Maia onde desempenha funções desde outubro de 2024.