Escolas da Maia recebem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados
A Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos, a saber, embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Este ano, no âmbito 14ª edição da iniciativa “Escola Electrão”, no distrito do Porto, há 56 estabelecimentos de ensino aderentes onde «toda a comunidade pode entregar pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, mas também embalagens», diz a empresa.
Esta ação «de contribuir para a preservação do ambiente» é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros.
As inscrições para este ano letivo continuam abertas e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão.
No último ano letivo, de 2023/2024, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos nos mais de 500 estabelecimentos de ensino aderentes à campanha a nível nacional.
No âmbito da campanha do Electrão as escolas são ainda desafiadas a promover atividades de sensibilização ambiental com a comunidade escolar. É o caso da iniciativa Repórter Electrão, que convida alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”, que premia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.
Para já, na Maia, podendo outras se lhes juntar, estas são as escolas aderentes onde qualquer cidadão pode entregar os referidos materiais:
– Escola Básica D. Manuel II, Maia;
– Escola Básica da Maia;
– Escola Básica de Cidade Jardim, Vermoim, Maia;
– Escola Básica de Pedras Rubras, Maia;
– Escola Básica n.º 1 da Maia.