Escolas do Porto recolheram mais de 29 toneladas em resíduos elétricos e eletrónicos e baterias
A Geração Depositrão já conhece os seus vencedores relativos à recolha de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB), projeto pioneiro da ERP Portugal, que já conta com 16 edições. A nível distrital, a Escola Secundária António Sérgio, no distrito do Porto, concelho de Vila Nova de Gaia, foi a que mais resíduos recolheu, num total de 2 toneladas.
A Geração Depositrão é um projeto realizado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB) em parceria com a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e que este ano contou com a adesão a mais de 316.000 alunos que recolheram cerca de 435 toneladas de resíduos.
No distrito do Porto, o top 10 de escolas foi composto por:
Escola Secundária António Sérgio
– peso recolhido – 2.092 kg
– peso recolhido por aluno – 2,52 kg
Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro
– peso recolhido – 1.752,5 kg
– peso recolhido por aluno – 3,77 kg
Escola Secundária de Paços de Ferreira
– peso recolhido – 1.621,5 kg
– peso recolhido por aluno – 1,16 kg
Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo
– peso recolhido – 1.498 kg
– peso recolhido por aluno – 0,83 kg
EB 2,3 Julio Saúl Dias
– peso recolhido – 1.132 kg
– peso recolhido por aluno – 1,53 kg
Escola Secundária Garcia de Orta
– peso recolhido – 1.107,5 kg
– peso recolhido por aluno – 1,08 kg
EB Frei João de Vila do Conde
– peso recolhido – 1.023 kg
– peso recolhido por aluno – 0,96 kg
EB Doutor Costa Matos (antiga E.B 2,3 Teixeira Lopes)
– peso recolhido – 893,5 kg
– peso recolhido por aluno – 0,88 kg
Escola Básica da Arreigada
– peso recolhido – 801,5 kg
– peso recolhido por aluno – 4,71 kg
EB1/JI de Chouselas
– peso recolhido – 772 kg
– peso recolhido por aluno – 3,30 kg
Além de premiar as escolas, a ERP Portugal recompensa alunos e professores envolvidos no projeto, e atribui prémios por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos: TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, e Pilhas.
Para Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “o sucesso da Geração Depositrão é reforçado a cada ano, com resultados mais positivos e com uma adesão por parte das escolas cada vez maior. Fizemos no dia das bandeiras verdes um apelo para a entrega de pilhas e baterias e gostaríamos de agradecer o aumento de 24% de recolha desta categoria. Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão. Numa altura em que as escolas se preparam para o início do ano escolar, este poderá ser o motivo para uma ainda maior adesão neste ano letivo”.
Para saber mais sobre este projeto aceda a www.eureciclo.pt ou através de https://geracaodepositrao.abaae.pt/regulamento-atividade-de-recolha-2023/