Estudantes do Porto vencem concurso de arquitetura Saint-Gobain
Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henriques, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, vão representar Portugal na fase internacional do Concurso de Estudantes de Arquitetura da Saint-Gobain que decorre em Helsínquia, na Finlândia, de 10 a 12 de junho. O apuramento dos vencedores da fase nacional da iniciativa decorreu no Porto, tendo sido avaliados por um júri nacional projetos de alunos pertencentes a universidades portuguesas.
O desafio desta 19ª edição consistiu no desenvolvimento de uma zona residencial, para cidadãos e investigadores, perto da Quinta de Investigação Viikki e do Hospital de Ensino Veterinário, pertencentes à Universidade de Helsínquia. Os participantes tinham como missão propor uma visão para a zona, tendo em conta as características naturais do local e as expectativas dos estudantes e investigadores que vivem e visitam a zona.
O projeto “SIENI PARK” foi o vencedor da fase nacional, em Portugal. Consiste na renovação de um edifício existente, que será utilizado para acolher investigadores, e a construção de um novo edifício residencial aplicando o conceito de construção sustentável defendido pela Saint-Gobain, interligados e organizados pelo parque Sieni (“O Cogumelo”), que complementa um conjunto de estruturas de apoio como um centro de estudo para a comunidade académica, uma cafetaria, uma zona de reparação de bicicletas, entre outros, numa abordagem baseada na sustentabilidade e num desenho inovador, com utilização de madeira e materiais reciclados, explica Vasco Pereira, Diretor da Academia Saint-Gobain e Gestor do Concurso em Portugal.
O painel de jurados, que avaliou os projetos, era composto por Bruno Lobo, Diretor de I&D na Saint-Gobain Portugal, Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do Concelho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, Gil Silva, Arquiteto e Passive House Designer e Pedro Geraldes, Arquiteto na EDP e Co-organizador do TEDx Porto. O vencedor da 19ª edição será apurado no dia 12 de junho, em Helsínquia, num evento que contará com equipas de estudantes de arquitetura de todo o mundo, jornalistas internacionais, associações e outros stakeholders.
A proposta vencedora receberá um prémio monetário e a publicação em meios especializados de arquitetura.
A seleção da equipa vencedora será feita por um júri internacional, bem como a atribuição de outros prémios secundários, para os quais haverá também o contributo do universo dos professores de arquitetura participantes. Todos os premiados receberão amplo destaque nos meios próprios do Grupo Saint-Gobain.
Recorde-se que o Concurso para Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain, que já vai na sua 19ª edição, propõe aos seus concorrentes – estudantes de arquitetura de todo o mundo – a realização de um projeto arquitetónico alicerçado na sustentabilidade e na economia circular, promovendo os valores da construção sustentável da Saint-Gobain junto das novas gerações de arquitetos de todo o mundo.