Eurowings aposta em Estugarda e Hamburgo
RADAR DE IMPRENSA
IN “aerOPOrto”, 29 de dezembro de 2021
Notícia original aqui
A Eurowings anunciou uma forte expansão da sua operação no Porto, com novos voos directos para Estugarda e para Hamburgo. Serão a segunda e terceira rotas directas da transportadora alemã no Francisco Sá Carneiro, onde está presente desde 2015 com voos para Düsseldorf.
A ligação a Hamburgo arranca a 1 de Maio e contará com três frequências semanais. Estugarda inicia um mês mais tarde, a 3 de Junho, com uma frequência inicial de três vezes por semana, que sobe a quatro no final de Julho. Sendo o braço ponto-a-ponto do Grupo Lufthansa, e consequentemente um das principais players no mercado alemão, estes novos voos da Eurowings ajudarão no esforço de recuperação do segmento, nomeadamente do trafego inbound (da Alemanha para o Porto).
Desde Outubro de 2014 que existem voos directos entre o Porto e Hamburgo, operados pela Ryanair. O nº de lugares manteve-se estável entre 2015 e 2019, com ocupações médias na casa dos 90%, seguindo um padrão habitual em rotas da transportadora irlandesa. Com a pandemia a ligação viu reduzida a oferta de forma significativa, com Ryanair prevê para 2022 uma procura semelhante à de 2021. Com a entrada da Eurowings, os valores globais ficariam já próximos do pré-pandemia, apesar do período de operação mais reduzido.
Para Estugarda existem voos desde Junho de 2015, operados pela easyJet. A operação foi crescendo gradualmente tendo estabilizado em 2019, registando ocupações entre 92% e 94%. Com a pandemia a rota ficou bastante reduzida, e com a retirada praticamente total da companhia do aeroporto de Estugarda, a rota do Porto acabou em Janeiro deste ano. A Eurowings propõe agora recupera-la, com uma capacidade semelhante à que a easyJet colocou no mercado em 2020 mas mais concentrada nos meses centrais do Verão.