Gigante mundial Maersk investe 1,5M€ na startup maiata HUUB
Com esta nova ronda, a empresa maiata HUUB, sediada em Vila Nova da Telha, fecha o ciclo de “early-stage” com um total de 4,35 milhões de euros angariados. Este é um dos maiores investimentos de sempre registados em Portugal e representa mais do dobro da “seed” média norte-americana e quatro vezes a média europeia.
A HUUB, startup tecnológica que opera na área da “supply chain” para a indústria da moda, acaba de anunciar o levantamento de uma nova ronda de investimento, no valor de 1,5 milhões de euros. O negócio, fechado com a Maersk, líder mundial do transporte marítimo e um dos maiores grupos globais na área da logística com uma faturação a rondar os 40 biliões de dólares/ano, representa o primeiro investimento da multinacional dinamarquesa numa startup portuguesa.
Este resultado surge no seguimento da ronda “oversubscribed” de 2,5 milhões de euros liderada pela Pathena em 2018 e que ficou marcada pelo elevado interesse de vários investidores europeus. De acordo com Luís Roque, cofundador e CEO da HUUB, «sabíamos que estávamos numa posição interessante para negociar um novo investimento antes da próxima ronda – a Série A. Procurávamos aquilo a que chamamos de “smart money”, ou seja, garantir que, além de capacidade financeira, o nosso novo parceiro pudesse aportar valor à empresa. A Maersk é precisamente o maior “player” mundial na indústria em que estamos inseridos pelo que já são, e certamente continuarão a ser, um parceiro fundamental no crescimento acelerado da HUUB».
A entrada deste capital vai permitir cumprir um rigoroso plano estratégico definido pela startup portuguesa. «Temos objetivos muito claros e ambiciosos até à próxima ronda de investimento que passam, por exemplo, por triplicar o número de marcas atual, continuar a expandir as operações logísticas na Europa, para melhorar a nossa eficiência e competitividade, e garantir o crescimento da nossa equipa, nomeadamente nos vetores tecnológicos e comercial», acrescenta Luís Roque.
A HUUB prevê fechar o ano de 2019 com um crescimento de cerca de 200% face ao ano anterior, assente no aumento, em apenas meio ano, de 47% no número de marcas angariadas em relação a todo o ano de 2018. Este rápido desenvolvimento da empresa estará centrado nas operações em Portugal e na Holanda e suportado pelo crescimento da equipa para 85 colaboradores até ao final do ano.