Grandes mestres do xadrez já estão na Maia
Cinco das maiores personalidades do xadrez mundial estão na Maia e foram recebidas pela Câmara Municipal, no dia 25 de agosto.
Natalia Shukova, Shohreh Bayat, Awonder Liang, Praveen Balakrishnan e Nigel Davis estão no município para participarem no Festival Internacional de Xadrez da Maia 2023, que decorre entre os dias 24 de agosto e 3 de setembro. Estas personalidades, de quatro países diferentes, vão participar enquanto oradores, no V Congresso de Xadrez “Strong Minds” que vai decorrer no Tecmaia, no dia 30 de agosto.
A iniciativa, que já vai na sexta edição, é organizada pela Academia de Xadrez da Maia (AXM) com o apoio da autarquia «consiste num torneio que junta jogadores internacionais com jogadores nacionais (…) temos vindo a aumentar a qualidade e a quantidade e consideramos que o Maia Chess Open é o melhor evento que se realiza em Portugal» começa por explicar Duarte Duarte da AXM.
O responsável revela ao Jornal Maia Hoje que este torneio está a tornar-se cada vez mais conhecido e, deste modo, é mais fácil contactar os convidados «ás vezes são os grandes mestres que nos contactam» admite.
Hernâni Ribeiro, vereador da Câmara Municipal da Maia, deu as boas vindas aos grandes mestres do xadrez e não poupou elogios à AXM «é uma grande promoção desta modalidade e estamos empenhados em promover, porque este desporto para além da vertente desportiva, dá-nos um conjunto de ferramentas que são importantes para o nosso desenvolvimento como seres humanos».
Trazer para o concelho desportos praticados por mulheres tem sido uma aposta da Câmara Municipal e o xadrez é um exemplo de pluralidade «temos aqui um desporto que além de ser praticado nos dois sexos, existe também essa igualdade entre géneros que nós estamos empenhados em promover» acrescenta o vereador.
Os grandes mestres do xadrez:
Natalia Shukova é vereadora da cidade de Odessa, campeã europeia feminina, vencedora das Olimpíadas de Xadrez e campeã mundial por equipas.
Na sua intervenção vai focar-se na forma como o xadrez a preparou para a política e defesa da Ucrânia «o meu tópico vai ser sobre a Ucrânia, o meu país, porque estamos a lutar pela liberdade e por toda a Europa».
A autarca de Odessa, anteriormente casada com um grande mestre russo, admite não conseguir ter contacto com amigos russos, uma vez que muitos deles estão a favor da guerra «há uma grande propaganda e eles não acreditam que estão a destruir as nossas vidas e as nossas casas».
Shohreh Bayat é árbitra internacional que teve de fugir para o Irão para pedir asilo ao Reino Unido, em virtude da perseguição que lhe foi movida pelo regime iraniano por o lenço não lhe cobrir a cabeça de forma adequada.
O Jornal Maia Hoje esteve à conversa com a grande mestre sobre o papel do xadrez na sua vida «ensinou-me a ter pensamento crítico, lógica e cálculo. Ensinou-me a ter capacidade de ver outros países, de comparar os direitos e o papel das mulheres no meu país e nos outros países e esse aspeto social do xadrez ajudou-me a perceber o impacto do xadrez na minha vida».
Awonder Liang tornou-se Grande Mestre quando tinha 14 anos. Praveen Balakrishnan completou o título com 19. Ambos foram premiados com a Samford Chess Scholarship e estudam economia na Universidade de Chicago. O xadrez e o ensino superior vão ser o tema da sua apresentação conjunta.
O Jornal Maia Hoje pediu conselhos a estes dois jovens, para que incentivem os mais novos a praticar xadrez «o mais importante é que aproveitem, que gostem de jogar e que conheçam outras pessoas (…) é um jogo bonito e muito divertido»
Nigel Davies é um grande mestre britânico, treinador e escritor sendo um dos maiores escritores de livros de xadrez do mundo. Tem 63 anos e pratica xadrez desde os nove anos «é uma coisa que faz parte da minha vida».
Hoje, pelas 19h30, decorrerá no TECMAIA, a cerimónia de abertura do evento. A sala principal terá a projeção dos principais jogos com a presença de estrelas do xadrez mundial e será aberta ao público. Caso queira ver o resto do programa pode consulta o website da AXM ou a nossa notícia.
Novas instalações desportivas na Maia:
Segundo Hernâni Ribeiro, a autarquia pretende construir novos espaços desportivos para o desporto não federado, ou seja, polidesportivos «nesta área vamos ter algumas novidades a curto prazo».
Com a transferência de competências na área da educação, a Câmara Municipal ficou com a gestão das escolas e pretende «aproveitar os espaços no horário pós-escolar e disponibilizá-los para a população» e requalificar os polidesportivos do concelho «com o uso e com o tempo deixaram de se apresentar em condições».
Nova academia do Futebol Clube do Porto será na Maia:
No início de agosto, a Câmara Municipal da Maia aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária, o Programa Estratégico do Parque Metropolitano, que prevê duas zonas desportivas destinadas ao desporto de formação.
Situado nas freguesias de Nogueira e Silva Escura e S. Pedro Fins irá nascer a academia do FC Porto, antigo desejo de Pinto da Costa «o meu grande projeto para o futuro é fazer um centro de treinos para os jovens» assumiu, ainda em 2016. Desde então, o clube procurou parcerias com várias autarquias, acabando por ser este espaço do Parque Metropolitano da Maia o que reuniu a preferência.
Hernâni Ribeiro não adiantou muito sobre este tema «compete ao FC Porto fazer a aquisição dos terrenos, o projeto e depois fazer a obra» concluiu.