Hoje à noite| Concerto da Banda Sinfónica da GNR
No âmbito das comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial do Porto da GNR, o Fórum da Maia recebe hoje, pelas 21h30, um concerto da Banda Sinfónica da GNR, dirigida pelo Maestro Tenente- coronel João Afonso Cerqueira.
A Banda da Guarda Municipal nasceu em 1838, por decreto de D. Maria II. Com a implantação da República, o grupo passou a denominar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. Com a reestruturação da GNR, em 2009, a Banda Sinfónica passa a estar na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado. É um dos órgãos que o Comandante-Geral tem à sua disposição, para no âmbito da sua ação, desenvolver as suas atividades que compreendem as de representação a nível do Protocolo de Estado, cerimónias militares, culturais, recreativas e de divulgação da GNR.
Dos muitos êxitos obtidos em digressões, fora do país, destacam-se em 1892 o Concurso Internacional de Bandas Militares em Badajoz; em 1910 em Madrid, S. Sébastian e Barcelona; em 1930, digressão ao Brasil; em 1963, na Holanda participando na NATO-TAPTOE e em Paris gravando concertos para a Rádio; em 1965, representando Portugal no IV Centenário da Fundação do Rio de Janeiro; no mesmo ano na cidade de Badajoz; em 1980, em Mons (Bélgica) no 20º Festival Internacional de Bandas Militares; em 1987, Cáceres, intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha; em 1988, Cáceres e Plasência, (Espanha) jornada de solidariedade com a zona sinistrada do Chiado (Lisboa); em 1995, Modena (Itália) para participar no 4º Festival Internacional de Bandas Militares; em 1996, Basileia (Suíça) para participar no 5º Festival Internacional de Bandas de Polícia; em 1998, digressão ao Luxemburgo, onde atuaram em três cidades: Differdange, Luxemburgo e Vianden, tendo obtido grande êxito sobretudo no concerto efetuado na sala de concertos do Conservatório do Luxemburgo.
Em 2005, a Banda foi distinguida com o Prémio Amália, na categoria de Música Clássica e em 2006 foi conferido à Banda, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique.