Homem detido em Barca por caçar com meios proibidos
O Comando Territorial do Porto, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve esta quinta- feira, um homem de 68 anos por caça com meios proibidos, no concelho da Maia.
Na sequência de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda encontraram um engenho destinado à captura ilegal de espécies, que estava numa zona residencial, na freguesia de Barca, no concelho da Maia. No decorrer da ação policial, foram realizadas diversas diligências que permitiram localizar e identificar o suspeito, o qual foi detido por capturar aves com recurso a meios proibidos, nomeadamente armadilhas de gaiola, motivo que levou à sua detenção pela prática de crime de dano contra a natureza.
Da ação resultou ainda o resgate de três aves, dois pintassilgos (Carduelis carduelis) e um travesso, que foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para observação e posterior libertação no seu habitat natural.
Foram ainda apreendidas duas armadilhas de gaiola e uma gaiola.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Maia.
A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.