Inauguração das novas instalações do INEM na Maia
A Câmara Municipal da Maia e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) inauguraram, no dia 31 de janeiro, as novas instalações municipais que, em regime de comodato, serão utilizadas pelo INEM como sua Base Operacional da Maia.
A reabilitação do edifício levada a cabo pela autarquia, cujo valor ultrapassou os 136.000 €, teve como objetivo instalar uma unidade permanente de emergência médica do INEM de forma a garantir a cobertura da área norte do território do concelho dando cumprimento ao protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Rede Elétrica Nacional (REN) que cedeu ao município a utilização gratuita do espaço.
Estas instalações, anteriormente utilizadas como moradia de apoio aos trabalhadores da Subestação de Vermoim «vão garantir, aos operacionais, excelentes condições, não na sua intervenção junto das vítimas, mas nos momentos em que é preciso preparar essas intervenções» começa por explicar o presidente do conselho diretivo do INEM, Luís Meira.
O responsável não poupou agradecimentos à Câmara Municipal que «de uma maneira muito atenta e proativa entraram em contacto connosco, propondo-nos uma mudança de umas instalações que não seriam as melhores para os nossos profissionais».
Silva Tiago, presidente da autarquia destaca a importância deste serviço «muito importante e muito sensível, por isso deve estar bem instalado» e acrescenta que «a partir de hoje está instalado como os serviços municipais da câmara e das empresas municipais».
O autarca sublinha ainda as fortes condições de acessibilidade viária deste novo equipamento, localizado na Rua do Santo Condestável junto à Via Periférica e à A41.
De recordar que as antigas instalações que o INEM ocupava estavam localizadas na freguesia do Castêlo da Maia.