José Manuel Ribeiro é o candidato Socialista à Maia
Conforme o Jornal da Maia tinha adiantado, ontem dia 11 de dezembro, em reunião da Comissão Política do PS Maia (CPMaia), o portuense José Manuel Ribeiro, atual presidente da Câmara de Valongo e do Conselho de Administração da LIPOR, entre outros cargos, foi indicado para ser o candidato socialista à Câmara Municipal da Maia.
A candidatura foi sancionada com 33 votos a favor e apenas um em branco, o que levou a que vários membros celebrassem o facto «há muito tempo que uma candidatura não gerava tanto consenso», «agora podemos dizer que o PS Maia está unido e forte», ouvia-se dizer, sentimento corroborado nas redes sociais por membros que se fizeram acompanhar de uma foto com o candidato, que por não ter inerência, foi convidado a assistir à reunião onde foi validada a indicação do Secretariado.
Segundo as nossas fontes, em contraste com as anteriores, a reunião foi muito pacífica e notada terá sido a ausência de Paiva Ribeiro, militante próximo da candidatura de Vieira de Carvalho.
Nas fileiras socialistas parece reinar entusiasmo por esta nova candidatura «pela primeira vez em algum tempo, o PS apresenta um candidato que tem vencido as eleições que enfrenta e com um indesmentível currículo muito forte e de trabalho», disseram-nos, acrescentando que «é uma vitória histórica, que quebra com a candidatura desastrosa, sem pés nem cabeça, do passado recente», disseram-nos.
O Jornal da Maia soube que, contrariamente às eleições passadas, a Comissão Política Nacional já terá dado a entender que não irá avocar o processo (chamar a si o processo), já que há quatro anos atrás a CPMaia também tinha indicado outra candidata, que se sentiu «traída», quando Comissão Política Nacional invocou o direito de impor um candidato, na altura Vieira de Carvalho.
A coligação ou entendimento com outros partidos, nomeadamente a do JPP, também parece ter sido posta de parte para esta nova candidatura.
ATUALIZAÇÃO
2024/12/13 15:40
O Jornal da Maia teve hoje acesso a um comunicado que terá sido emanado pela Comissão Política do PS Maia, onde é confirmado o resultado que nos foi adiantado pelas nossas fontes e que atempadamente publicamos.
O PS Maia, no comunicado datado de há dois dias e subscrito pelo presidente Paulo Rocha, fala da necessidade urgente «de um Presidente diferente, com mais paixão, com mais energia e com mais empatia pelas pessoas».
Para os socialistas «depois de quase 50 anos de uma governação municipal pela mão das mesmas famílias político-partidárias, é chegado o tempo de iniciar um novo ciclo de governação» dado que a Maia «não pode continuar a ser um gigante adormecido».
O agora anunciado candidato socialista, José Manuel Ribeiro «é um autarca reconhecido no país e no estrangeiro pelo rigor e transparência da sua gestão, pela visão e capacidade de transformação que conseguiu imprimir no terreno, e pela forma como resgatou a alma e a identidade da Comunidade que o elegeu», escrevem.
Aludindo ao «vasto e invulgar currículo político e profissional», entendem que este «o qualifica para ser o futuro Presidente de todos os Maiatos», sendo «o candidato ideal para liderar uma candidatura inspiradora e vencedora em 2025, que mobilize todos os Maiatos, não só os socialistas, mas igualmente os Maiatos de todos os quadrantes e de todas as idades, que anseiam há muito tempo, por uma mudança na Maia face ao indisfarçável cansaço de quem nos governa ao longo dos últimos 47 anos, e que desejam um Presidente e uma Cultura de liderança muito diferente da atual», transmitem.