Kirk passou pela Maia e vento provocou mais de 60 ocorrências
A passagem da tempestade Kirk causou, na última noite e madrugada, vários estragos no norte do país, principalmente devido às rajadas de vento que atingiram, segundo os meteorologistas, nalguns casos, cerca de 95 km/h na faixa costeira e até cerca de 110 km/h nas terras altas, o que deu origem ao alerta laranja que esteve em vigor.
Na Maia, os efeitos da tempestade foram sentidos e as suas consequências são bem visíveis em várias freguesias do concelho, tendo havido mais de 60 ocorrências relacionadas com quebra de telhas e quedas de painéis publicitários, andaimes e árvores, sendo que esta última representa cerca de 90% dos sinistros.
Segundo o que o Jornal da Maia apurou, o período mais crítico foi desde as 19h00 de ontem até às 13h30 de hoje.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 18h00 de terça feira e as 09h00 desta quarta-feira, mais de 1.600 ocorrências, sendo que mais de 77% foram quedas de árvores.
As zonas com maior número de ocorrências foram Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. Não foram registados feridos, mas há contabilização de danos patrimoniais, segundo a Proteção Civil.