LIGA: FC do Porto soma os três pontos frente ao SC Braga: 1-0
Décima quarta jornada da Liga, e jogo entre segundo e quarto classificado. Depois de Sporting e Benfica terem vencido, o FC do do Porto também precisava de amealhar os três pontos para não descolar do primeiro, ou deixar aproximar o segundo.
Por um lado o SC de Braga marcava há 8 jogos, por outro lado o pouco Porto vence há 8 jogos, e conta por vitórias todos os jogos em casa, sendo aliás a única equipa a consegui-lo. No entanto não o conseguiu nos últimos três jogos frente ao adversário desta noite, portanto uma preocupação e dificuldade acrescida para manter um registo 100% vitorioso.
Talvez por isso os primeiros minutos foram em regime de estudo. Só aos 8 minutos os Dragões remataram à baliza, mas sem qualquer perigo, que só apareceu aos 12m quando Vitinha forçou Mateus a uma grande defesa, depois de a bola bater na relva.
Não tardou o Braga a responder, com um remate ao poste por Francisco Moura.
Perante o aviso Uribe viu Luiz Diaz no meio dos defesas, fez um passe magistral e o suspeito do costume fez o que melhor sabe, dominou, avançou no terreno e colocou a redonda no centro das redes do Braga, colocando o Porto em vantagem, quando iam decorridos 22 minutos.
Mais perigo só aos 45m por Grujic num remate de cabeça, e na baliza de Mateus, pois Diogo Costa continuava sem mais trabalho do que por em jogo as bolas que lhe eram passadas pelos companheiros da defesa. Isto porque se jogava quase só no meio campo, mas com um controle absoluto dos portistas, que não deixavam o adversário trocar a bola a preceito de poder criar perigo, justificando assim a vantagem ao intervalo.
No recomeço os Dragões entraram a todo o gás e nos primeiros 5 minutos tiveram três jogadas de perigo, com a terceira através de um remate de calcanhar de Evanilson que bateu na rede lateral.
Mais perigo só aos 58m com Vitinha a por à prova Matheus, e logo a seguir Ricardo Horta a Diogo Costa, que ia sendo traído por desvio de Mbemba.
Este lance teve o efeito despertador para o FC do Porto, pois a partir daí voltou a tomar as rédeas do jogo, e passou a jogar quase sempre na área do Braga, criando várias oportunidades para ampliar a vantagem, uma das quais falhada por Luis Diaz que não conseguiu desviar à boa da baliza, e demonstrou bem a sua ira com esse falhanço.
No computo geral o FC do Porto mereceu a vitória, mais pelo que fez na primeira parte, apesar da boa réplica do Braga, que nunca baixou os braços e mesmo sem grande posse, nunca deixou de se abeirar com perigo da baliza de Diogo Costa. Com este resultado mantém a liderança repartida com o Sporting, a seguir terá pela frente o Vizela, recebendo o Benfica na jornada seguinte, onde as posições poderão ficar diferentes.
Por outro lado manteve a marcha de vitórias em casa, alcançando as 42 jornadas sucessivas sem perder para o campeonato, uma marca assinalável.