Linha de Apoio ao doente oncológico com novos serviços
Linha de Apoio ao Doente Oncológico presta auxílio em plena pandemia. Mais de 5540 refeições distribuídas em casa dos doentes nos últimos dez meses.
Linha de Apoio ao Doente Oncológico (LADO) foi criada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) no início da crise pandémica da COVID-19, a 21 de Março de 2020.
Conscientes das necessidades destes doentes em isolamento a LPCC-NRN lançou uma linha telefónica gratuita que assegurou diversos serviços a todos os doentes oncológicos e cuidadores, nomeadamente ao nível do apoio social e económico, com entrega de refeições e medicamentos, apoio psicológico e jurídico.
Ao longo de 10 meses, e após milhares de chamadas e apoios concedidos, a LADO permaneceu ativa, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 17h30.
Eis os números de 10 meses de apoios prestados:
– 5540 Refeições distribuídas em casa dos doentes;
– 347 Medicamentos entregues em casa dos doentes;
– 272 Apoios financeiros a doentes com carência económica;
– 96 Pedidos de Informação sobre o Cancro e a COVID-19;
– 623 Consultas de Psico-Oncologia a doentes e familiares, através de telefone ou videochamada;
– 193 Pedidos de Informação sobre os Direitos dos Doentes no trabalho e na saúde.
Durante esse período, verificou-se um aumento significativo do número de pedidos de apoio e uma grande procura por parte dos doentes e familiares. Com este novo confinamento iniciado em janeiro de 2021, sentiu-se a necessidade de reformular e acrescentar alguns novos serviços de apoio aos doentes oncológicos.
Vimos, por este meio, solicitar a divulgação deste serviço/Linha tão importante para estes doentes oncológicos nesta altura de pandemia COVID-19 para saberem que não estão sozinhos e que o Cancro não está esquecido.