Lipor atribuiu Certificado Coração Verde a 94 entidades, em 2024
Realizou-se a 26 de outubro, no auditório da Central de Valorização Orgânica da Lipor, a terceira edição do Evento Coração Verde. A celebração marca a entrega da Certificação Coração Verde- atribuída pela Lipor e Municípios Associados- a Organizações com reconhecidas práticas de sustentabilidade e que geram impacto positivo no meio envolvente.
Atualmente, a Lipor trabalha, em continuidade, com mais de 900 organizações, das quais 385 já estão certificadas com o Coração Verde, sendo que as outras, continuam a fazer o seu percurso. Em 2024 foram atribuídas 94 novas Certificações, entre Comunidades Educativas, Empresas e Organismos Públicos, como são exemplo, Autarquias, Serviços Municipais, Serviços de Finanças, Forças de Segurança (PSP e GNR) e Proteção Civil, assim como Associações e outras entidades de diferentes áreas de atividade, sediadas nos Municípios Associados da Lipor.
Para além da entrega das certificações, o evento ficou marcado pela partilha de boas práticas inovadoras e pela entrega dos Galardões Coração Verde- “Personalidade do ano”, “Entidade do ano” e “Evento do ano” – atribuídos, respetivamente, a Patricia Wielewicki, à União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e ao Porto Beer Fest, «que em 2024, se destacaram pelo comprometimento demonstrado e pela capacidade de envolvimento e promoção dos valores da Certificação Coração Verde junto da comunidade» explicaram em comunicado de imprensa.
Segundo Filipe Araújo, Administrador da Lipor e vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, ser «Coração Verde não é o fim, é, sim, o princípio de uma responsabilidade acrescida, a responsabilidade de partilhar as boas práticas, de influenciar e de envolver as comunidades numa comunhão de ações e comportamentos que são fundamentais para a mudança de paradigma que tanto precisamos».