Lusocargo comemora 40 anos de história
A Lusocargo, empresa no Top 30 do Ranking MaiaHoje das 1000 Maiores, celebra 40 anos de presença no setor do transporte e logística internacional. Para assinalar este marco, a empresa está a realizar um conjunto de iniciativas internas, até ao final do ano, envolvendo todos os seus colaboradores.
Fundada a oito de outubro de 1984 na cidade do Porto, «a Lusocargo iniciou atividade num contexto em que as atividades de serviços aduaneiros e de transporte internacional eram frequentemente geridas por empresas distintas» explica a empresa, acrescentando que «com uma visão pioneira, introduzimos no mercado português um serviço integrado, oferecendo a importadores e exportadores uma solução global para as suas operações de comércio internacional».
Num momento histórico para a organização, o diretor geral da Lusocargo, João Silva, reflete sobre este percurso «superar os 40 anos de história é um marco assinalável que apenas algumas empresas podem orgulhar transmitir. Este aniversário é o significado de um esforço conjunto e incansável de um grupo de colaboradores unidos, que enfrentam diariamente os desafios de um setor dinâmico e exigente. São o reflexo da nossa capacidade de adaptação às rápidas transformações tecnológicas, geopolíticas e ambientais que o mundo atual apresenta, continuando focados em apoiar a internacionalização e as trocas comerciais das empresas, desde Portugal para o mundo» disse o diretor geral.
Segundo a empresa «ao longo das últimas quatro décadas, a Lusocargo consolidou a sua posição no mercado, e está a reforçar a sua equipa e serviços, com vista a melhorar a oferta para todos os clientes e parceiros, reforçadas recentemente para os Países Baixos, Marrocos e Suíça, a empresa alcança mais de 20 mercados em redor da Europa».
Dada a sua ligação desde 2021 com o Grupo BBL referem que «a empresa tem aumentado a rede de agentes estratégicos no serviço expresso para transporte rodoviário de mercadorias», acrescentando que «Entre 2017 e 2022, o Grupo BBL cresceu de 440 para 2000 colaboradores e o seu volume de negócios anual aumentou de 121M de euros para cerca de 720M de euros em 2023, uma dimensão que reforça a capacidade e eficácia do serviço prestado pela Lusocargo como um dos líderes do mercado português na organização do transporte internacional, nacional, logística e despachos aduaneiros», diz a empresa.