Lusocargo reforça rota de transporte para Marrocos
A Lusocargo anunciou o reforço da sua rota de transporte para Marrocos através de uma parceria estratégica com a Gondrand, «um histórico grupo de logística criado em 1866 cujo modelo de negócios é baseado numa rede internacional de parceiros e agentes que permitem responder individualmente às necessidades de cada empresa». O novo acordo visa melhorar a conectividade e eficiência na movimentação de mercadorias entre os dois países, disponibilizando soluções logísticas fiáveis e de elevada segurança para a sua armazenagem e distribuição.
Com saídas semanais garantidas todas as sextas-feiras, a Lusocargo diz proporcionar, a partir de agora, tempos de entrega mais rápidos e competitivos, com mercadorias a chegarem a Tânger em 48 horas e a Casablanca em 72 horas. «O serviço reforça o compromisso da empresa ao nível das suas soluções logísticas otimizadas, integrando as melhores práticas de tecnologia e segurança» diz a empresa, acrescentando «a frota que opera nesta rota inclui camiões box, especialmente pensados para assegurar a máxima proteção das mercadorias, minimizando riscos durante o transporte».
Adicionalmente, a parceria permite aos clientes tirar partido da European Road Freight Network do Groupe BBL, que a Lusocargo integra desde 2021, alargando a sua rede de distribuição e aumentando a conectividade entre a Europa e o Norte de África. Um ponto que destaca João Silva, diretor geral da Lusocargo, ao referir que a parceria «reflete o empenho da Lusocargo em oferecer serviços logísticos de excelência, combinando a vasta experiência com uma rede de parceiros internacionais de grande confiança».
«Este novo serviço é uma oportunidade para reforçar as trocas comerciais entre Portugal e Marrocos, proporcionando aos nossos clientes um serviço rápido, seguro e de confiança», esclarece João Silva, acrescentando «com proximidade geográfica e relações históricas com Portugal, Marrocos caracteriza-se por ter uma maior estabilidade política, social e económica face aos seus vizinhos do Magreb».
As exportações nacionais para este mercado ultrapassaram pela primeira vez os mil milhões de euros em 2023, segundo dados do Gabinete de Estratégia e Estudos. Segundo a Lusocargo «em termos absolutos, de 2007 a 2016, as trocas entre os dois países mais do que triplicaram, prova do impulso significativo do comércio bilateral nos anos recentes, destacando-se o setor industrial, nomeadamente, as indústrias automóvel, elétrica e eletrónica, têxtil, agroalimentar e dos materiais de construção».