Maia| 400 anos do Mosteiro de Moreira
No âmbito das comemorações dos 400 anos do Mosteiro de Moreira, realizou-se no passado domingo, dia oito de maio, uma Missa Solene, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Rodrigues Linda.
Estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago; o vereador Paulo Ramalho e o presidente da junta de Vila de Moreira, Carlos Moreira, entre outras individualidades. No final da cerimónia foi descerrada uma placa memorial que assinala este ato e na qual estão as datas e nomes de quem há quatro séculos e hoje, protagonizou e testemunhou os eventos, assim como referência a 1ª Missa que ali se celebrou.
Silva Tiago referiu que «este monumento nacional, por tudo quanto significa no contexto histórico-cultural e pelo património que contém, é um dos maiores tesouros artísticos que a Maia tem no seu território concelhio».
Lembremos que o Mosteiro atual do divino Salvador de Moreira data de 1622 e que até 1565 era o mais importante mosteiro da Ordem dos Cónegos Regentes de Santo Agostinho, à frente de todos os outros no bispado do Porto, pela sua importância e antiguidade.
Por esta ocasião, foi inaugurada na passada sexta-feira, uma exposição, gratuita, intitulada de “As representações artísticas da Igreja do Divino Salvador de Moreira” , que estará patente até ao próximo dia 22 de maio.
Mais informações poderão ser obtidas através da junta de freguesia de Vila de Moreira. Telefone 229478400 ou geral@jf-moreira.pt