Maia avança com novo Centro de Saúde em Milheirós
Na tarde calorenta de sábado, 29 de março, os milheiroenses juntaram-se no Parque de Calvilhe, para assistir à cerimónia de lançamento da nova Unidade de Saúde de Milheirós, a primeira de cinco que serão construídas no concelho.


Este equipamento, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) custará 1,8 milhões de euros e pretende dar resposta a mais de 6.000 utentes.
Com o aumento de cinco para 19 gabinetes, a nova Unidade de Saúde de Milheirós permite que, a par dos cuidados médicos habituais, os utentes tenham acesso a serviços de medicina geral e familiar, nutrição, psicologia, saúde da criança e da mulher e serviço social.
O evento contou com a presença do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, que sublinhou a importância deste equipamento para o país «é muito positivo para o SNS quando vemos que um dos pontos da rede vai ser melhorado, vai aumentar o acesso da população e sobretudo vai proporcionar melhores condições para os profissionais de saúde e para os cidadãos que tem que utilizar esta unidade».
O plano da Câmara Municipal da Maia prevê a construção e/ou requalificação de cinco centros de saúde em diferentes áreas do concelho: Milheirós, Moreira (Pedras Rubras), Pedrouços, Águas Santas e Cidade da Maia, com o emblemático e inovador Parque de Saúde e Bem-estar, a ser edificado em terreno adjacente à sede da Junta de Freguesia (antiga estação de serviço da BP).
O investimento em saúde, que ultrapassa os 20 milhões de euros, permite universalizar a oferta de médicos de família (à data, a cobertura ronda os 95%), mas também e particularmente garantir serviços de proximidade aos residentes da área.
Em estudo encontra-se a solução para os munícipes das freguesias de S. Pedro Fins e Folgosa que, conforme foi adiantado pelo Diretor Executivo do SNS, poderá ganhar forma se juntarmos ao processo a freguesia de Nogueira/Silva Escura, criando-se um novo equipamento de saúde de proximidade para esta população.





Fotos: Jornal da Maia/ José Lopes