Maia| Câmara distribuiu armadilhas seletivas para captura da Vespa Velutina
Ação inclui a distribuição de 300 armadilhas pelas Juntas de Freguesia.
Depois de realizadas sessões de sensibilização sobre a vespa asiática, realizadas em março pela Câmara Municipal da Maia junto de Juntas de Freguesia, Associações e Sociedade Civil, foi apresentada a estratégia de distribuição e monitorização das armadilhas seletivas para captura das rainhas fundadoras (vespas que darão origem às futuras colónias), que decorre entre o período de março e junho.
Esta ação, prevista na Estratégia Municipal para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, inclui assim a distribuição de 300 armadilhas pelas Juntas de Freguesias, de acordo com a incidência de registos de ninhos nos seus territórios.
Nas redes sociais, a Câmara refere que «as Juntas têm um papel fundamental na articulação com o cidadão voluntário, que se propõe a integrar esta iniciativa, e contam com o apoio da Associação Nativa, no âmbito da sua prestação de serviços no concelho».
Até ao momento já foram distribuídas armadilhas pelas freguesias de Folgosa, Castelo da Maia, São Pedro de Fins e Milheirós, com o objetivo de reduzir o impacto deste tipo de vespa.
Para mais informações sobre o assunto pode contactar a Unidade de Proteção Florestal da Divisão de Ambiente através do seguinte contacto telefónico 22 940 86 00 ou endereço de email: divisao.ambiente@cm-maia.pt