Maia| CDU reclama nova linha dos STCP
Por vários meses, devido a uma intervenção de beneficiação no viaduto do Brás-Oleiro, situado na Rua D. Afonso Henriques, muito do trânsito passou a ser feito por várias outras artérias de Águas Santas. Entre esses veículos, circularam todas as linhas de transportes públicos de passageiros, do setor público e privado.
Essa alteração, que era provisória, segundo a CDU «acabou por se tornar positiva para as pessoas que habitam nas zonas sujeitas aos desvios, que até à data não eram servidas de linhas de transporte. A intenção do desvio seria sair da Rua D. Afonso Henriques e entrar na mesma, junto da Pícua e sem fazer uma única paragem. No entanto a STCP acabou por ter de colocar paragens em vários locais, a pedido dos utentes e por sua insistência. A medida fez com que as restantes empresas fizessem o mesmo, tendo em conta que fazem parte dos Transportes Intermodais do Porto e do sistema Andante», disseram.
Ao que parece todos os utentes aproveitaram a oportunidade, mesmo sabendo que seria uma medida provisória.
Agora que a obra do Corim-Águas Santas terminou «acabou também o sonho em ter um transporte dos passageiros a passar nas suas zonas e o seu legítimo direito à mobilidade» refere a CDU em Moção apresentada na Assembleia de Freguesia de Águas Santas, acrescentando que «muitos dos moradores que por ali habitam, precisam do transporte público para deslocação para o local de trabalho, para o estabelecimento de ensino e temos também aqueles que ao fim de uma vida de trabalho, precisam dele, para deslocações sociais, ou para ida à consulta médica e afins», pelo que entendem que «a implantação de uma nova linha será benéfica para várias localidades de Águas Santas com ligação a algumas artérias da freguesia vizinha de Rio Tinto, Concelho de Gondomar. A passagem pela Pícua junto à EB e às Piscinas de Águas Santas com passagem por algumas zonas de Rio Tinto e com ligação a Ermesinde e Travagem seria benéfica para os habitantes de zonas não servidas ou servidas deficientemente por meio de transporte publico».
O percurso abrangia duas freguesias, Rio Tinto e Águas Santas, em que os interesses são comuns «verificou-se que muitos desses habitantes utilizavam as paragens de transporte próximas dos seus locais de trabalho ou residência» diz a CDU que defende «uma nova linha e o reforço da oferta de transportes públicos que pode contribuir para a qualidade de vida das pessoas. Uma boa cobertura na rede cria mais e melhor mobilidade e evita o recurso ao transporte particular com a redução dos índices de poluição», lê-se na Moção apresentada pelo deputado Alberto Neto da CDU na Sessão Ordinária de 30 de Junho, onde se deliberou, por unanimidade:
«1 – Recomendar que a Junta de Freguesa de Águas Santas proceda um estudo prévio do percurso a fim de o apresentar às entidades competentes;
2- Que reúna com o Presidente da Assembleia de Freguesia e as forças políticas com assento nesta Assembleia que deverão indicar um membro para o efeito;
2 – Que efectue diligencias junto do Executivo de Rio Tinto no sentido da elaboração de um trabalho articulado e fundamentado a apresentar às respectivas Câmaras, Assembleias Municipais, Área Metropolitana do Porto e STCP», foi deliberado.