Maia: I Estágio Internacional de Patinagem Artística
Foi no pavilhão de Ardegães, em Águas Santas, que este evento recebeu atletas vindos de várias zonas do país e ainda, como convidada especial, Maria Marzano, técnica internacional e treinadora dos atuais campeões do mundo.
O Estágio, realizado no passado fim de semana, é «uma grande oportunidade para conseguirmos partilhar conhecimento, uma vez que estão presentes clubes de Lisboa, de Fafe e alguns do Minho», começa por dizer Andreia Cardoso, treinadora e coreografa do clube União Desportiva de Patinagem da Maia.
Maria Marzano, vinda de Itália, é treinadora dos atuais campeões do mundo e esteve presente em Águas Santas. Sobre treinar os atletas que participaram nesta iniciativa, Maria diz ser «muito interessante esta troca de opiniões. Estes jovens têm muito talento e seguramente, no futuro, poderão vir a ser campeões do mundo».
União Desportiva de Patinagem da Maia (UDPM)
João Telmo Dias, presidente do UDPM, refere que este clube, criado «há pouco mais de 10 dias», é o começo de «uma atividade que não havia na Maia, que é a Patinagem Artística».
«Neste momento já contamos com cerca de 22 atletas, no escalão de Competição e queremos começar com o escalão de Iniciação, onde vamos chamar todos os meninos e meninas para estarem connosco», refere aditando que, com o I Estágio Internacional de Patinagem Artística, «estamos a dar competências de competição e, quem sabe, competências para serem campeões do mundo, aos atletas que aqui estão hoje».
Vítor Castro, atleta do UDPM diz ser «muito bom ter-se formado este clube. Estamos ainda a adaptarmo-nos ao piso novo e a todas as condições, mas para mim foi muito bom, porque eu sou da Maia e posso treinar perto de casa». «As expectativas neste clube são muito positivas e, além disso, a nova direção está a ser incansável com os atletas», diz o patinador que já teve a experiência de ser campeão europeu, na disciplina de Solo Dance.
Da mesma opinião são os atletas Diogo Costa e Andrea Oliveira, um par que também já pisou o primeiro lugar no pódio. «A adaptação a este novo clube tem sido muito fácil, as pessoas que estão ao nosso redor têm sido impecáveis».
No ponto de vista de ambos os atletas, o I Estágio Internacional de Patinagem Artística é fundamental para aprenderem novas perspetivas de treino e ainda para poderem «ensinar os mais novos».