Maia integra programa “Cidade Amiga das Crianças” da UNICEF
A Câmara Municipal da Maia e o Comité Português para a UNICEF – Programa “Cidade Amiga das Crianças” assinaram no dia 12 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação.
Na assinatura estiveram presentes a diretora executiva do Comité Português para a UNICEF, Beatriz Imperatori e a vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos.
O Programa Cidades Amigas das Criança reúne cerca de 30 municípios portugueses (10%) e promove uma cultura de participação centrada nos direitos das crianças, de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança. É complementar à rede internacional de Cidades Educadoras, podendo reforçar a sua ação.
Este trabalho tem vindo a ser implementado no município há nove meses, sendo que o protocolo, recentemente assinado, marca um compromisso, que irá ser alvo de avaliação daqui a quatro anos.
Já membro ativo da Rede Territorial das Cidades Educadoras «a Maia tem vindo a destacar-se pela sua aposta na educação como pilar de desenvolvimento comunitário» disse Emília Santos, acrescentando «este marco fortalece o compromisso do município com políticas que priorizam o bem-estar e a participação das crianças na construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável».
Até ao momento, as suas escolas já foram distinguidas com 174 selos de Escola Amiga das Crianças, um reconhecimento de práticas inovadoras e inclusivas que colocam os alunos no centro do processo educativo.
A Maia pode agora beneficiar da partilha de experiências e aprendizagens com outros municípios; adotar novas políticas públicas; reforçar mecanismos de participação; avaliar impactos; ganhar visibilidade e projeção como cidade amiga das crianças.