Maia| José Lopes inaugura décima exposição de fotografia
O maiato, José Lopes, inaugurou no passado sábado, um de fevereiro, a sua décima exposição de fotografia “Diferentes formas de… amor”, no Maia Welcome Center.
«Fizeram-me o convite, escolheram o tema e perguntaram se eu achava bem. Concordei porque confio neles plenamente» referiu o fotógrafo ao Jornal da Maia, explicando o procedimento «enviei fotos baseadas no amor, mas no fundo quero demonstrar a minha paixão pela fotografia».
A exposição que apresenta algum do trabalho que o fotógrafo tem vindo a desenvolver desde que se aposentou, capta a essência de muitas formas de amor: o amor pela natureza, pelas viagens, pelas paisagens, pelos monumentos, pelas pessoas e muito mais.
A inauguração contou com a presença da vice- presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos; do presidente da Assembleia Municipal da Maia, António Bragança Fernandes; do vereador do desporto, Hernâni Ribeiro; do vice- presidente da CCDR-N, Paulo Ramalho; do presidente da Junta de Freguesia de Moreira, Carlos Moreira e, em representação da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, Eugénio Teixeira.
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-5.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-1.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-2.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-3.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-4.jpg)
José Gonçalves Pereira Lopes nasceu em 1958, na Maia e sempre teve uma grande paixão pela fotografia. No entanto, só quando se reformou é que teve oportunidade de se dedicar a esta arte.
Durante os seus passeios de bicicleta, o maiato aproveita sempre para tirar umas fotografias, motivo pelo qual os seus amigos colocaram-lhe o nome de “fotógrafo jornalista” «porque eu sempre que ia andar de bicicleta levava a máquina e parava para fazer fotografia (…) perdia mais tempo a tirar fotografias do que a andar de bicicleta» referiu José Lopes.
Desde a sua primeira exposição em 2016, “Reflexos do Douro e Trás-os-Montes”, tem exposto regularmente e participado em diversas mostras, colaborando também com outros fotógrafos. Faz da fotografia um passatempo e aprendeu de forma autodidata as técnicas e enquadramentos.
Ao longo do seu percurso, José Lopes participou em nove exposições, em locais como o Museu Municipal de Mirandela (2016), o Auditório Municipal de Vila do Conde, o Fórum da Maia, entre outros.
Além disso, lançou o livro “Um Olhar e um Poeta”, publicado pela Chiado Editora, que combina as suas fotografias com poemas seus e de alguns amigos.
José Lopes acredita que a verdadeira essência da fotografia está no momento capturado, e é através da paixão e da experiência diária que aprendeu a arte de fotografar. Para ele, «o momento e a paixão que sentimos ao pressionar o ‘click’ são únicos e não se repetem».
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-6.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-7.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-8.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-9.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-10.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-11.jpg)
![](https://www.jornaldamaia.pt/wp-content/uploads/2025/02/exposicao-jose-lopes-12.jpg)