Maia: Mini Chefes elaboram ementa equilibrada
Os alunos do 4º ano da Escola Básica 1º. Ciclo Jardim Infância da Maia e Escola Básica 1º. Ciclo Jardim Infância 1 da Maia, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia foram desafiados a elaborar as ementas do almoço, uma vez que são escolas que dispõem de cozinha própria, sem necessidade de transporte de refeições para outras escolas.
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação e com o objetivo de integrar os alunos nas suas escolhas alimentares, foi sugerido serem os próprios a escolherem o menu do almoço, incluindo sopa, prato principal, salada e sobremesa.
A ementa consistiu em «massa com carne picada; salada de alface, pepino e tomate; sopa de curgete, alho francês e espinafres e a sobremesa foram uvas» explicou a aluna Luísa, acrescentando a importância de combater o desperdício alimentar «há muita gente que está a sofrer por necessidades de comida e, portanto, não podemos desperdiçar porque as pessoas podem ficar com alguma doença por não comerem».
Em cada uma das escolas foi selecionada uma ementa, que foi então servida a todos os alunos e à Vice-Presidente com o Pelouro da Saúde e Educação, Emília Santos, que almoçou no Centro Escolar da Maia e convidou os jornalistas presentes «é importante que os alunos operacionalizem toda a aprendizagem que fazem ao longo do ano, no âmbito do projeto de literacia na alimentação que nós desenvolvemos em articulação com a Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto».
Para além do desperdício alimentar, um dos objetivos é também combater a obesidade «levar uma mensagem para casa da importância da dieta mediterrânia, de hábitos saudáveis, numa altura em que assistimos a uma taxa elevadíssima de obesidade» explicou Emília Santos. No final pudemos saborear esta honesta confeção dos profissionais de serviço, “desenhada” pelos petizes.