Maia planta «futuro mais verde e sustentável»
No passado fim de semana, a Câmara Municipal da Maia, em parceria com a Quercus, levou a cabo uma ação de plantação de espécies florestais autóctones no lugar dos Arcos, na freguesia de São Pedro Fins.
Esta iniciativa visou dar início ao processo de adensamento florestal de uma área de 2,44 hectares, localizada numa parcela florestal da autarquia. Segundo Marta Peneda, vereadora do ambiente da Câmara Municipal da Maia «o chão, sedento de renovação, aguardava as mãos dos muitos que vieram devolver-lhe a vida. Raízes novas que um dia se tornarão troncos robustos, abrigo e sombra para um futuro mais verde e sustentável».
No que diz respeito á escolha do local, a vereadora refere não ser ao acaso «trata-se de um pedaço mapeado do nosso território concelhio que ansiava pela força regeneradora da natureza».
Entre crianças, jovens e adultos, mais de 70 colaboradores da General Tranquilidade, empresa que se uniu a este esforço colaborativo, participaram nesta ação. Esta parceria entre a Câmara Municipal da Maia, a Quercus e a General Tranquilidade surge «como um exemplo de atuação proativa em prol do equilíbrio ambiental e da preservação da natureza» explica a autarquia, acrescentando «esta ação é um marco importante para a proteção e regeneração das florestas locais, uma área que tem vindo a ser focada pela autarquia e seus parceiros, com a plantação de diversas espécies autóctones que ajudarão a garantir um ecossistema mais resiliente e saudável para o futuro».