Maia| Residente festeja 100 anos com família e amigos
Palmira Abreu celebrou as 100 primaveras, no passado sábado, dia 20 de maio, na Associação Fraternidade Missionários do Sofrimento, em Águas Santas, concelho da Maia.
Em 2008, já viúva, Palmira decidiu reunir os filhos para lhes comunicar que queria mudar de casa e que já tinha escolhido o local para onde se queria mudar. Conheceu o Lar dos Missionários do Sofrimento devido ao trabalho que fazia à comunidade. Fazia parte de uma equipa que visitava detidos nas cadeias e doentes nos lares de idosos.
A festa do seu centenário contou com elementos da sua família, assim como da presidente e de auxiliares da Associação. O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago não quis deixar de estar também presente, felicitando a maiata pelo seu aniversário, oferecendo-lhe um ramo de flores.
Palmira teve sete filhos, dos quais apenas três se encontram vivos e «tanto eu como o meu marido esforçamo-nos muito para conseguir educar e formar todos eles» referiu. A idosa tem ainda nove netos e seis bisnetos.
Atualmente, Palmira diz que se sente muito cansada e prefere estar recolhida no seu quarto a descansar. Passa a manhã com as restantes idosas a observar as atividades e dinâmicas realizadas no lar, porque atualmente já não consegue participar em muitas delas.
Palmira nasceu em Carrazeda de Ansiães e mudou-se para a Maia. Há cerca de 15 anos, com 85 anos deu entrada neste lar, situado em Águas Santas. Segundo a assistente social, «é uma pessoa extremamente afetuosa com toda a estrutura organizacional e muito querida entre todos».