Maia Symphonic com Orquestras da Casa da Música e Clássica da Maia
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o Maia Symphonic, evento resultante de uma parceria entre a Câmara da Maia e a Casa da Música, celebra o verão oferecendo dois concertos, desta vez a cargo da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e da Orquestra Clássica da Maia.
O primeiro concerto acontece amanhã, dia 20 de julho, pelas 22h00 na Praça Dr. José Vieira de Carvalho.
A direção musical estará a cargo de Cláudio Ferreira, jovem maestro português, vencedor do 2º prémio na categoria de Direção de Orquestra do Prémio Jovens Músicos (2022). Está prevista a interpretação de obras sinfónicas como:
Giuseppe Verdi Abertura de A força do destino
Alfredo Keil Intermezzo para o 3.º ato de A serrana
Richard Wagner Prelúdio do 3.º ato de Lohengrin
Giacomo Puccini Intermezzo para o 3.º ato de Manon Lescaut
Gioachino Rossini Abertura de Guilherme Tell
Georges Bizet Intermezzo para o 3.º ato de Carmen
Johann Strauss II Abertura de O morcego
Já este domingo, 21 de julho, às 19h00, realiza-se um concerto que «pelo seu caráter inaugural e único, constitui efetivamente um acontecimento histórico na vida cultural da Maia» diz a autarquia.
A Orquestra Clássica da Maia, na sua esmagadora maioria, constituída por músicos maiatos, de entre os quais, variadíssimos alunos do ensino secundário e superior da música, irá atuar sob a direção do Maestro Pedro Sousa.
A Fundação Conservatório de Música da Maia, entidade promotora da Orquestra da Maia, refere que este concerto histórico tem também o propósito de encerrar oficialmente o programa das comemorações dos 25 anos do Conservatório da Maia, estabelecimento de ensino artístico especializado na música que está este ano a celebrar as suas bodas de prata, na prestação de um serviço público às crianças, jovens e famílias da comunidade concelhia e da região.