Maiambiente lança calendário de recolha porta-a-porta inclusivo
A Maiambiente lançou o novo calendário de recolha porta-a-porta para 2025 com a adoção da ColorADD, que permite ao daltónico identificar as cores.
«A empresa abraça, assim, a estratégia do município que visa criar um território mais inclusivo e acessível a todos» referem.
Na prática, no calendário anual assinala-se o dia e o horário da recolha com a cor de cada fluxo de resíduo, incluindo as exceções, para que não existam dúvidas quanto aos serviços a prestar pela empresa.
«Ao sinalizar o calendário com os símbolos que identificam as cores, estamos a alargar a possibilidade aos daltónicos de interpretar este suporte de informação, facilitando a leitura».
De acordo com a presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, Marta Peneda «ao transformar as cores em símbolos universais, a ColorADD e o seu fundador, Miguel Neiva, ofereceram a todos uma liberdade cromática, antes, inatingível» e acrescenta «fazer da Maia um território igual para todos é uma das nossas maiores premissas e, por isso, estamos convictos de que a inclusão também se faz de gestos tangíveis, como este, que permite a todos aqueles que podem ver, distinguir quais são as verdadeiras cores do arco-íris» termina.
Segundo a Maiambiente, no mundo existem mais de 350 milhões de daltónicos e, na Maia, o número pode chegar já aos sete mil habitantes.
Para além da versão papel impressa em papel reciclado que chegará a todas as casas, os calendários da recolha estão, também, disponíveis no sítio da Maiambiente e na área reservada do cliente para consulta.