Maiato Ilídio Costa homenageado na Romaria de Sta. Marinha em Forjães

Maiato Ilídio Costa homenageado na Romaria de Sta. Marinha em Forjães

O maiato Ilídio Costa será homenageado em Forjães (Esposende) no próximo 17 de julho, integrando o programa da Romaria de Santa Marinha.

O Maestro Ilídio Costa nasceu em 1937 em Nogueira. Iniciou os estudos musicais com pai António Costa aos 9 anos de idade ingressando na banda local como instrumentista em flautim.

Mais tarde frequentou os conservatórios de Lisboa e Porto, concluindo no do Porto os cursos de Clarinete e Fagote, com elevadas classificações. Foi premiado, vários anos, com o prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuído ao melhor aluno do Conservatório, na especialidade “Clarinetista”. Representou o referido Conservatório do Porto como instrumentista solista em inúmeras digressões pelo país.

Em 1960, ingressou na Banda Militar (Infantaria do Porto) como executante de Requinta. Em 1961, concorreu à Banda Sinfónica da G.N.R. de Lisboa, ficando classificado em 1º lugar, entre vários candidatos, sendo admitido como Clarinetista. Ao serviço da referida Banda, participou em diversas atuações no estrangeiro, nomeadamente, Holanda, Brasil, Bélgica e França.

Em 1968, foi nomeado Maestro da Banda de G.N.R. do Porto, cargo que ocupou durante 21 anos. Foi fundador e Maestro da Orquestra Juvenil de Sopros da Associação Recreativa e Cultural de Nogueira da Maia, sua terra natal. Nos tempos livres, lecionou os instrumentos de sopro (Clarinete, Fagote e Saxofone).

Pelos serviços prestados às Bandas como compositor e à música em geral, foi distinguido pela Federação Portuguesa de Cultura e Recreio com o Diploma e Medalha de Instrução e Arte. Foi, por idênticas razões, agraciado com a Medalha e Diploma de Mérito, atribuído pela Federação Regional das Bandas Filarmónicas do Minho.

Em 2017, foi agraciado com a Medalha de Mérito (ouro) pela Câmara Municipal da Maia, por se ter distinguido e notabilizado ao serviço da Música, contribuindo para a promoção, bom nome e glória do Concelho.

Segundo a Comissão de Festas da Romaria de Santa Marinha de Forjães «Esta homenagem pretende reconhecer o valor, a dedicação e o trabalho do homenageado».

De acordo com a Comissão, a Romaria de Santa Marinha de Forjães é uma referência no Minho no que concerne ao programa filarmónico. Este ano conta com a participação de cinco bandas filarmónicas, nomeadamente, a Banda de Música da Força Aérea, a Banda de Famalicão, a ARMAB (Banda da Branca), A Banda Velha de Barroselas e a Banda de Golães de Fafe.

Fonte: https://www.meloteca.com/portfolio-item/ilidio-costa/

Compartilhar este post