Maiato Joaquim de Matos Pinheiro assinala 70 anos da sua vida literária
O escritor, Joaquim de Matos Pinheiro, apresenta na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, pelas 21h00, no salão nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, o seu mais recente livro “O Tio Júlio e Outras Histórias”.
Joaquim de Matos Pinheiro reside na Maia e é autor de uma diversificada obra literária que inclui romance, poesia biografia e ensaios.
É colaborador de vários órgãos de comunicação social em Angola, Brasil e em Portugal, dedicando-se à edição de livros, jornais e revistas, nestes mesmos países.
Como defensor incansável dos valores da cultura, da língua e da história de Portugal, Joaquim de Matos Pinheiro fez parte do Conselho das Comunidades Portuguesas e tem ocupado cargos de direção em prestigiadas instituições cívicas e culturais, nacionais e internacionais.
A problemática africana, a vida no Brasil e o mundo rural são temas recorrentes na sua obra e voltam a estar presentes em histórias e contos (escritos em diferentes épocas da vida do autor) e agora coligidos para este volume.
Segundo a editora, em “O Tio Júlio”, são reunidas um conjunto de histórias e contos, por si escritos ao longo de mais de seis décadas, que retratam diferentes fases da sua escrita e da sua vida, numa peregrinação que viaja entre quase ingénuas inspirações da mocidade e da juventude e os desalentados dias que hoje correm, sem esquecer as diversas geografias por onde, ao longo dos anos, repartiu a sua minha vida.
Alguns desses escritos são manifestamente confessionais, breves apontamentos sobre coisas, factos e eventos concretos da sua vida, que ombreiam com reflexões sobre as realidades sociais dos tempos, dos países onde viveu (Portugal, Angola, Brasil) e das comunidades de que fez parte, e outras que reflectem as influências sociais e culturais que, ao longo dos anos, contribuíram para a sua formação pessoal e como escritor, e para a maneira como o autor encara a vida e o mundo.