Maiato Nelson Ferraz vence Prémio Literário Santos Lessa 2023
Foi atribuído a Nelson Ferraz, pela sua obra poética “Restos de Silêncio”, o Prémio Literário Santos Lessa 2023.
O júri, composto por Cristina Gradim, Eva Delindro e Graça Cruz, realçou:
«Cheira a maresia e sabe a saudosas marés o conjunto de poemas que Nelson Ferraz espraia pelas páginas fora. O seu “silêncio” faz-se restolho de memórias, de luzes, de pássaros perdidos e de ventania de versos. Há sussurros nestes textos. Há encantamentos sonoros nesta espécie de litania marinha que faz cada palavra transformar-se numa oração à Natureza. Aqui e ali, nos interstícios das imagens, ouvimos gritos de humanidade, na procura sustentável de um tempo novo. O eu está sempre lá, qual búzio confidente, em ressonâncias de um sermão qualquer a uns peixes adormecidos. Vinte e oito poemas cheios de melodias de palavras e pausas sibiladas. Como se fossem partituras em verso. De resto, não é o silêncio a música das almas?»
A sessão de entrega do prémio e lançamento da obra terá lugar no próximo dia 28 de Outubro, Sábado, pelas 16h00, na sede do Orfeão de Matosinhos, Rua Brito Capelo 234, Matosinhos.
O Prémio Literário Santos Lessa é uma iniciativa do Orfeão de Matosinhos (OM), com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Junta de Freguesia Matosinhos Leça da Palmeira. O Prémio Literário Santos Lessa tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, em língua portuguesa.