Maiatos são campeões europeus de Goalball
Os atletas do Castêlo da Maia GC, Filipe Baptista e Alexandre Almeida, sagraram-se, no dia 10 de junho, campeões europeus pela seleção nacional de Goalball.
A equipa portuguesa alcançou o ouro no Europeu B decorrido em Itália, numa final frente a Montenegro e decidida em prolongamento através do Golo de Ouro.
Portugal esteve em desvantagem no marcador durante a maior parte do encontro, no entanto, a 45 segundos do fim, a igualdade foi reestabelecida (6-6), o que levou a disputa da final a golo de ouro.
Fábio Oliveira, eleito melhor atleta da prova, fez o primeiro remate marcando o tão desejado golo e colocando um ponto final nesta competição.
Os lusitanos sofreram apenas uma derrota em toda a competição, logo na fase de grupos diante da Dinamarca. Nos quatro de final venceu a Bélgica por 7-4 e nas meias, a Polónia por 4-3.
Com esta vitória histórica, a seleção portuguesa garantiu a subida à Divisão A.
Goalball:
É um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo a que a bola entre na baliza do adversário. Cada equipa deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.
A perceção da posição da bola é feita usando os sentidos do tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e assim os praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipa é de extrema importância para o jogo.