Mário Ferreira é o candidato do PS à Assembleia Municipal da Maia
José Manuel Ribeiro, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Maia, anunciou esta tarde, a candidatura de Mário Ferreira a Presidente da Assembleia Municipal da Maia.
«O convite surpreendeu-me. Aceitá-lo surpreende, certamente, muitos de vós. Aceito como um serviço à comunidade. Acredito que com o José Manuel Ribeiro e os maiatos, protagonizaremos um projeto satisfeito, promovendo um município mais participativo, mais comprometido com as pessoas. Quero merecer a confiança» diz o candidato.
Sandra Lameiras, atual vereadora do PS no executivo camarário disse a propósito que é uma «excelente escolha! Tem uma vida dedicada ao serviço da comunidade e ao bem-estar das pessoas, Mário Ferreira é, sem dúvida, a pessoa certa para liderar a Assembleia Municipal da Maia. A sua experiência, tanto no campo social como académico, e o seu compromisso constante com a nossa terra, fazem dele um candidato que entende as necessidades da nossa população e sabe como agir para construir um futuro melhor para todos. Desde a sua atuação nas paróquias da Maia até ao trabalho com as Misericórdias e outras instituições sociais, tem demonstrado um compromisso profundo com a solidariedade e o desenvolvimento da nossa comunidade. A sua formação diversificada e a sua dedicação à causa pública garantem que ele estará sempre ao serviço de todos, com ética, responsabilidade e visão. Está na Hora da mudança!» diz a vereadora.
Nota biográfica
Nasceu em Penafiel, no seio de uma família dedicada à produção agrícola. Aos 10 anos iniciou a sua formação nos Seminários da Diocese do Porto. Concluiu o Curso Superior de Teologia em 1986.
Dedicou os 11 anos seguintes da sua vida, como Sacerdote, ao serviço das comunidades de Cedofeita (Porto) e Vermoim (Cidade da Maia), tendo acumulado com serviço público na Capelania do Hospital de S. João, durante 7 anos. Colaborou na promoção do movimento de voluntariado hospitalar em Portugal. Realizou, entretanto, Serviço Militar nos anos de 1989 e 1990, como Capelão no Hospital Militar e na Casa de Reclusão Militar do Porto.
Em 2004 licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto).
Frequentou entre 2008 e 2010, no Centro de Humanização da Saúde de Madrid, um «Master en Couselling», sobre o processo da relação de ajuda.
Regressou à Universidade em 2015 para um Mestrado em Psicologia pela Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, na área da Psicologia do Trabalho.
Dedicou, até 2020, a maioria do meu tempo a trabalho social, tendo colaborado com as Misericórdias de Vila do Conde e Barcelos, com algumas IPSS. Exerceu, também, alguma docência de nível básico e secundário.
O fatídico 2020 e a pandemia originou uma nova rotação da sua vida. Por motivos pessoais e familiares, iniciou, em 2021, uma nova experiência, numa empresa familiar, dedicando-se à área de mediação de seguros. Em 2022 fez uma Formação Profissional de Agente de Seguros que exerce mediação até hoje.
O seu percurso profissional e académico, vincadamente humanista, impeliam ao serviço comunitário e à promoção das pessoas. Colaborou com a «Porta Solidária» no Porto; em 2009 foi «Mediador do Diagnóstico Social do Porto»; foi Membro da Comissão de Ética do Hospital de S. João; Dirigente do Corpo Nacional de Escutas. Entre outros…
Para lá da sua ocupação profissional e das suas obrigações familiares, dedica parte do seu tempo a serviços comunitários, nas comunidades paroquiais da Maia onde está inserido desde 1994.