Mercadona abre loja em Moreira da Maia
Longe vão os tempos em que à mercearia da zona, sucederam os mini-mercados, mais sofisticados, mas uma natural evolução da tradicional mercearia. Seguiram-se, já nos anos 70, os supermercados, muito maiores que os “mini” e que possibilitavam uma maior escolha. O primeiro chamava-se Pão de Açúcar.
No início da década de 80, falava-se de um grande supermercado onde se poderia compra de tudo «desde uma pequena agulha ao automóvel», dizia-se. Em 1995, em Matosinhos, nascia o primeiro hipermercado, o Continente. Na Maia, não sei precisar a data, mais tarde, nasceria o primeiro hipermercado, o Jumbo – Pão de Açúcar.
Anos volvidos, a grande distribuição volta a investir na “mercearia de bairro”, com o aparecimento de pequenas lojas mais locais.
É neste contexto que apareceu há cinco anos em Portugal, uma das mais antigas cadeias de supermercados em Portugal, a “Mercadona” que, sendo um pouco mais que a loja de bairro, é uma loja de proximidade.
Amanhã, dia 31 de Outubro, aquela cadeia de supermercados abrirá na Vila de Moreira da Maia, a sua segunda loja no concelho, sendo já mais de 60 numa mão cheia de anos.
Segundo os responsáveis do supermercado, a empresa «tem um compromisso com a prevenção contra o desperdício alimentar», razão pela qual, escolhem uma instituição de proximidade que apoiarão em cada uma das lojas que inauguram, no caso em apreço, o Centro Social das Guardeiras, apoio esse «diariamente, desde o primeiro dia», garantem.