Município da Maia aposta na educação financeira com o projeto “Eu e a Minha Reforma”
Entre 8 e 25 de julho, o projeto “Eu e a Minha Reforma” estará de volta à Maia com as sessões de capacitação financeira e digital, que visam não só dotar os participantes de ferramentas de planeamento financeiro, poupança e prevenção da fraude, como ainda promover a interação social e combater o isolamento. A iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Fundação António Cupertino Miranda.
Para se inscrever nas sessões de literacia financeira, basta que seja residente no Município da Maia, esteja em idade ativa, desempregado ou reformado. O formulário para inscrição está disponível através do link: https://eueaminhareforma.pt/laboratorios/inscricao/89A.
O Projeto “Eu e a Minha Reforma” é uma iniciativa que surge para dar resposta ao problema social do défice de literacia financeira e digital da população. Trata-se de um programa de desenvolvimento de competências financeiras, que permitem a tomada de decisões financeiras corretas e informadas, a melhoria da capacidade de avaliação de riscos, de prevenção de situações de fraude e burla, bem como de outras situações que podem comprometer a sustentabilidade financeira.
A par da capacitação financeira, os participantes têm oportunidade de desenvolver competências digitais, que lhes permitirão beneficiar da utilização dos serviços online, nomeadamente ao nível dos serviços financeiros, ao dispor de todos os cidadãos.
«Atualmente, navegar no digital é fundamental para uma gestão financeira independente e competente. É por isso que, nos Laboratórios de Literacia Financeira, recorremos a casos práticos do-dia-dia, como por exemplo as tentativas de fraude ou burla digitais, para passar conhecimento e tornar a comunidade sénior mais capaz e mais informada», explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda.
Cada vez mais, o Município da Maia tem vindo a apostar na educação financeira não só de adultos e seniores, mas como das gerações mais jovens. Através da participação em projetos como o “No Poupar Está o Ganho”, destinado a alunos do pré-escolar ao 12º ano; o “Por Tua Conta”, aplicado junto do ensino profissional; o “Uma Necessidade Especial”, para jovens e adultos que apresentem necessidades adicionais de suporte, e mais recentemente, o “Eu e a Minha Reforma”, a Câmara Municipal da Maia tem reforçado a abrangência da literacia financeira junto da comunidade local.
A implementação do projeto “Eu e a Minha Reforma” é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Fotos: D.R.