Negócios: Mercadona comprou 1.400 milhões de euros a fornecedores nacionais
Em nota de imprensa, a Mercadona, cadeia de supermercados, anunciou, recentemente, que as suas vendas consolidadas em 2024 aumentaram 9%, atingindo 38.835 milhões de euros. Deste total, 37.057 milhões de euros são provenientes das suas operações em Espanha, e 1.778 milhões de euros resultam da sua atividade em Portugal, onde conta com 60 lojas.
«Este aumento da faturação foi possível devido ao trabalho realizado pelo departamento de Compras e Prescrição, juntamente com os fornecedores e especialistas», começa por explicar a empresa «o que possibilitou a redução de preços em milhares de produtos, beneficiando os consumidores com uma poupança global de 650 milhões de euros», dizem.
Em termos de emprego, a empresa diz ter criado mais de 6.000 novos postos de trabalho em 2024, dos quais 1.700 em Portugal e 4.300 em Espanha, tendo alcançado em cada país uma equipa de 7.000 e 103.000 pessoas, respetivamente. A empresa também anunciou um aumento salarial de 8,5%, superior ao índice de inflação, como reconhecimento pelo desempenho da equipa. Além disso, foi partilhada uma remuneração variável de 700 milhões de euros, distribuída entre os colaboradores, relatam.
Em relação à rentabilidade, a Mercadona registou um lucro líquido de 1.384 milhões de euros em 2024, um aumento de 37% face ao ano anterior. Este desempenho foi resultado de um investimento significativo em gestão e eficiência, com 1.045 milhões de euros destinados a melhorar a operação da empresa. O lucro gerado terá sido parcialmente reinvestido na própria empresa, com uma parte também atribuída aos dividendos.
7 milhões de euros de resultado positivo da atividade no país
Há cinco anos em Portugal, a Mercadona conta com aproximadamente 7.000 empregos criados que serão «através de contratos sem termo desde o primeiro dia e com salários atrativos».
Tendo registado mais de 1.000 milhões de euros de investimento em Portugal durante esse período, a operação da Mercadona em território nacional terá sido rentável pela primeira vez, tendo a empresa gerado em 2024 um total de sete milhões de euros de lucro resultante da sua atividade.
Para continuar a abastecer a sua rede de 60 supermercados, a empresa trabalhou de perto com os seus fornecedores nacionais, aos quais comprou 1.400 milhões de euros. «Da mesma forma, o esforço e compromisso da equipa, a abertura de novas lojas e a aposta num sortido eficaz e de qualidade, tornaram possível uma redução no preço de 1.500 produtos» explica a cadeia de supermercados espanhola.
Em 2024, realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, mais 27% do que no ano anterior, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa “Irmãdona Supermercados”, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto).
Para 2025
A empresa prevê investir mais de 1.000 milhões de euros e criar mais de 1.000 postos de trabalho em 2025. Do mesmo modo, as suas previsões incluem um aumento de 3,5 % nas suas vendas, para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício.
Para Portugal, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados.
Ajudas aos afetados pela depressão Dana, 108 milhões de euros
A empresa lançou a iniciativa “Alcem-se!” (Levantemo-nos), à qual se juntaram outros projetos do legado de Juan Roig e Hortensia Herrero, para canalizar todas as suas ajudas aos afetados pela depressão Dana; 108 milhões de euros destinados a projetos finalistas. Destacam-se os esforços feitos para reabrir as suas lojas e armazéns, ajudar a comunidade com doações, a recuperação de espaços danificados, ou também as ajudas económicas destinadas tanto aos colaboradores afetados como a negócios da zona, com o objetivo de que não tivessem de reconstruir a sua vida a partir do zero e reativar a economia.