Nova linha de metro (Maia II) «vai proporcionar acesso mais rápido e mais fácil»
O Auditório Municipal de Gondomar foi palco da apresentação da expansão da rede do Metro do Porto. Em causa estão as linhas Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto), ISMAI – Muro – Trofa (Paradela), Gondomar II (Dragão – Souto), e São Mamede (IPO – Estádio do Mar).
A linha da Maia propõe duas soluções, tanto para metro convencional como para “metrobus”: a primeira com 13,01 quilómetros e 16 estações e a segunda de 14,3 quilómetros e 18 estações. De acordo com estimativas da Metro do Porto presentes em documentos do concurso público consultados esta terça-feira pela Lusa, a diferença entre construir a linha Maia II em metro ligeiro convencional (480 milhões) ou em metrobus (345 milhões) é de 135 milhões de euros.
Em qualquer dos casos, estão previstas as estações Roberto Frias, Hospital São João II, Pedrouços, Giesta, São Gemil, Caverneira, Águas Santas, Milheirós, Gueifães, Maninhos, Catassol, Chantre, Parque Maia II, Espido, Ponte de Moreira, Verdes II e, no caso de ser escolhido o ‘metrobus’, Botica II e Aeroporto (BRT).
Silva Tiago, presidente da autarquia esteve presente na cerimónia de lançamento do concurso público para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas do Metro do Porto e referiu que a nova linha do metro, que ligará a Maia ao Campus da Asprela «vai proporcionar à população o acesso mais rápido, mais fácil e, sobretudo, mais sustentável ao Centro Hospitalar Universitário de S. João, ao IPO e aos vários estabelecimentos de ensino superior ali sedeados. Mas a mesma linha, vai também permitir acesso, com essas vantagens, ao Aeroporto Sá Carneiro».
«Desde o início que esta linha está prevista e nunca desistimos de a defender, exigindo que se cumprisse o planeado. Finalmente, o projeto está a arrancar e creio que se vai concretizar dentro dos prazos para valorizar o território e servir as pessoas» ressalva Silva Tiago.
O primeiro-ministro, António Costa, salientou que os investimentos futuros para o Metro do Porto superam os 1 000 milhões de euros «quatro grandes investimentos, de mais de mil milhões de euros, que vão acrescentar 37 quilómetros, 38 novas paragens, e é uma enorme extensão do Metro do Porto».