Palmira Costa celebrou 100 anos de vida
Palmira de Jesus da Costa celebrou, dia dois de agosto, 100 anos de vida. A festa realizou-se no Lar de Santo António, na Cidade da Maia, onde vive há cerca de um ano.
E porque a data é especial, a equipa técnica preparou-lhe uma festa a que não faltaram a direção da Associação das Obras Sociais de São Vicente de Paulo – Lar Santo António, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e a família da senhora.
O autarca fez questão de ir dar os parabéns a Palmira e levar-lhe uma prenda – um ramo de flores e uma imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho. Conversou com a senhora, que lhe agradeceu o presente, e com a família.
Palmira nasceu a dois de agosto de 1924, na Foz. Foi também nesta zona da cidade do Porto que cresceu, viveu e formou família ao lado do marido, falecido há 22 anos. Dessa união, nasceram dois filhos – um casal, quatro netos e quatro bisnetos.
Palmira Costa era doméstica, mas chegou a trabalhar em casa de algumas famílias mais tradicionais da zona da Foz, que a conheciam e lhe pediam.
A centenária viveu sozinha até aos 98 anos. No ano passado, em consequência de mais uma queda, foi encaminhada pelo hospital, depois de um período de internamento, para o Lar de Santo António. “Ficamos muito contentes porque ela é muito bem atendida e ela gosta de estar cá”, conta o filho José Lima.
Segundo a Câmara Municipal, apesar de ser dia de aniversário o seu pensamento está mais ausente, mas, dizem as técnicas que é uma senhora muito bem disposta. Há dias em que reconhece a família, outros nem por isso. “Ela já tem algumas dificuldades, consequências de algumas quedas que foi dando e acidentes isquémicos transitórios que teve”, sublinha a neta mais velha, Carla Lima.