Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, irá liderar distrital do PSD
Sérgio Humberto, presidente da distrital do PSD do Porto e Alberto Santos, ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, anunciaram esta terça-feira, 13 de agosto, a desistência da corrida à estrutura do Porto dos social-democratas, dando oportunidade a um novo candidato- Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, proporcionando mais uma vez a liderança a um militante oriundo da antiga Secção Ocidental do Porto, como Sá Carneiro, Luís Filipe Menezes, Rui Rio, Sérgio Vieira, entre outros.
Numa declaração enviada à Lusa, Pedro Duarte explica que foi «sensível aos inúmeros apelos» para que se candidatasse à presidência daquela estrutura, entre os quais dois militantes que já tinham anunciado ser candidatos ao cargo».
Através de um comunicado conjunto, Sérgio Humberto e Alberto Santos dizem ter tomado a decisão conjunta de retirar as suas candidaturas «em prol da promoção de uma outra candidatura, encabeçada pelo companheiro Pedro Duarte».
Para os dois ex-autarcas, Sérgio Humberto foi até pouco tempo presidente da Câmara da Trofa até assumir o cargo de Eurodeputado «esta candidatura oferece garantias de que promoverá o referido consenso, acolhendo os contributos positivos e construtivos das candidaturas que estavam já em fase de preparação».
No mesmo documento, justificam o apoio a Pedro Duarte «as caraterísticas pessoais, o perfil político e o compromisso de abertura para as propostas e contributos que estavam já pensados, por parte do Dr. Pedro Duarte, são uma mais-valia que, certamente, levará o PSD/Porto a sucessos políticos nos próximos dois anos» terminam.
As eleições para a Comissão Política Distrital do PSD do Porto acontecem já a seis de setembro, em paralelo com as eleições diretas para a liderança do PSD.