Polestar: A nova estrela da Volvo é desportiva e eléctrica
Motores – Marca desportiva da Volvo arranca hoje (17/10/2017) a comercialização.
A Polestar, marca desportiva do grupo Volvo, revelou hoje o seu futuro como uma nova marca autónoma e de desempenho desportivo elétrico. A Polestar confirmou os seus planos para os primeiros três modelos da nova marca, que inclui, uma nova fábrica específica na China e um enfoque no cliente que estabelecerá uma nova referência industrial para os veículos desportivos.
“Polestar 1” já em 2019.
A Polestar revelou também o “Polestar 1”, de 600 cavalos, o primeiro carro da marca a sair da linha de produção em meados de 2019. A tecnologia e a oferta de produtos da Polestar beneficiam de sinergias e economias de escala habilitadas pelo Volvo Car Group, ajudando a Polestar a acelerar processos de projeto, desenvolvimento e produção numa fração do tempo que demoraria a qualquer novo fabricante.
Thomas Ingenlath, diretor executivo da Polestar disse que «o “Polestar 1” é o primeiro carro a transportar o logo da Polestar no capô. Um GT bonito com tecnologia incrível – um excelente começo para a nossa nova marca Polestar. Todos os futuros carros da Polestar apresentarão locomoção totalmente elétrica, oferecendo a nossa visão de ser a nova marca mundial de desempenho elétrico autónomo», transmitiu.
Primeira aposta, de 600cv, é hibrida e desportiva.
O “Polestar 1” formará uma ponte para o futuro da marca Polestar. O “Polestar 1” é um Coupé GT (Grand Tourer Coupé) de duas portas e 2 + 2 assentos com locomoção “Electric Performance Hybrid”, ou seja, um carro elétrico suportado por um motor de combustão interna, que possui uma autonomia de 150kms em energia elétrica pura, a mais ampla faixa elétrica total de qualquer carro híbrido no mercado. A sua potência de 600 cavalos e 1000 Nm de torque, coloca-o, firmemente no segmento de carros de desempenho desportivo.
O “Polestar 1” baseia-se na “Arquitetura de Plataforma Escalável” da Volvo (SPA – Volvo’s Scalable Platform Architecture), mas aproximadamente 50% são materiais novos e personalizados, criados pelos engenheiros da Polestar. Para reforçar as suas características de condução dinâmicas, o “Polestar 1” beneficia de uma série de novas tecnologias, todas destinadas a torná-lo um verdadeiro carro do dia-a-dia.
O “Polestar 1” é o primeiro carro do mundo a ser equipado com a mais avançada tecnologia de chassis avançado “Controle Electrónico Continuo da Supensão Öhlins” (CESi – Öhlins Continuously Controlled Electronic Suspension). Um corpo de fibra de carbono reduz o peso corporal e melhora a rigidez torsional em 45%, além de reduzir o centro de gravidade dos carros. Além disso, o “Polestar 1” usa um duplo eixo traseiro elétrico que permite o vetor de torque. Isto permite a condução com aceleração precisa em cada roda, de forma a manter o máximo de aderência na estrada e manter a velocidade enquanto adere.
O “Polestar 1” será construído nas instalações de topo do novíssimo “Polestar Production Center”, em Chengdu, China, que actualmente está em construção, estando prevista a conclusão já para meados de 2018.
Sistema inovador de aluguer.
A Polestar também se afastará do modelo de propriedade tradicional de hoje. Assim os carros serão encomendados 100% on-line e oferecidos numa base de aluguer de dois ou três anos. A dispensa de caução, com tudo incluído, também irá adicionar vantagens como o serviço de recolha e entrega e a capacidade de alugar veículos alternativos dentro da gama Volvo e Polestar, todos incorporados num único pagamento mensal.
O aluguer de taxa fixa significa que ter um carro Polestar torna-se uma experiência sem complicações para o cliente. Isso será facilitado pela tecnologia “Phone-As-Key” que permite que o proprietário compartilhe uma chave virtual com um terceiro e também permita o acesso a uma série de outros recursos sob pedido. Este serviço de gestão garante que o cliente só precisa se concentrar no prazer da condução.
Futuros modelos 100% eléctricos
Todos os futuros carros da Polestar terão locomoção totalmente elétrica. O “Polestar 2” iniciará a produção em 2019 e será o primeiro veículo bateria-elétrico (BEV) do Grupo Volvo Car. Será um BEV de tamanho médio, concorrencial com o modelo “Tesla 3” e, consequentemente, com maiores volumes do que o Coupé “Polestar 1”. A fase inicial do lançamento do produto Polestar será completa pela chegada subsequente de um BEV – SUV, bem maior, o “Polestar 3”, que criará uma expressão moderna de desempenho elétrico e dinâmica de condução.
Encomendas 100% online, mas com Stands próprios.
O pedido e a configuração dos carros Polestar serão conduzidos online através de um aplicativo Polestar ou no portal online. No entanto, a Polestar também reconhece que os clientes ainda desejam envolver-se fisicamente com a marca, pelo que a Polestar abrirá uma rede de Espaços Polestar em todo o mundo. É aí que os futuros clientes da Polestar podem interagir com os produtos e a marca. Os “Polestar Spaces” serão instalações autónomas e não dentro de salas de exposições de revendedores Volvo já existentes.
Encomendas a partir de hoje
As encomendas para o novo “Polestar 1” abrem hoje, 17 de outubro de 2017, com a Polestar capaz de aceitar reservas de potenciais clientes.
De notar que a Volvo Cars, para esta nova marca autónoma, formou uma parceria com duas empresas da sua principal accionista, a “Zhejiang Geely Holding”. Esta parceria é capitalizada com 640 milhões de euros de capital para suportar o desenvolvimento da Polestar. A Polestar continua a ser subsidiária do Volvo Car Group e será totalmente consolidada no Volvo Car Group.
Hoje, a Polestar constrói os carros S60 e V60 Polestar, de 367 cavalos, onde pontificam mais de 250 desenvolvimentos acima dos produtos Volvo padrão. Também oferece atualizações de hardware de desempenho da Polestar Engineered e otimização de software do motor para produtos Volvo existentes.
Artur Bacelar, jornalista