“Porto Region” pretende divulgar oferta turística nos 17 municípios da AMP

“Porto Region” pretende divulgar oferta turística nos 17 municípios da AMP

No dia 11 de julho, no Auditório TecMaia, a Área Metropolitana do Porto apresentou publicamente o projeto “Porto Region – Perfeito para Cada Estado de Espírito”. Este evento marcou o início de uma iniciativa que visa estruturar a oferta turística dos 17 municípios de forma integrada e complementar, promovendo assim um único destino turístico.

«Uma iniciativa com passado, presente e futuro que será fundamental para a projeção de Portugal na Europa e no mundo» afirmou o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura do evento. A sessão contou também com a presença de Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares; António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N); Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, enquanto anfitrião e em representação dos 17 presidentes dos municípios da AMP.

O projeto “Porto Region” pretende organizar e divulgar de forma conjunta a oferta turística da região, utilizando uma abordagem agregadora de ‘Sub-Região’, explicou Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT – Turismo, entidade autora do projeto.

O posicionamento “Porto Region: Perfeito para Cada Estado de Espírito” reflete o desafio de combinar uma diversidade de escolhas com diferentes gostos, motivações e estilos de vida. Com base nesta abordagem, foram desenvolvidos três suportes comunicacionais: um vídeo promocional, uma brochura e um micro-website (https://portoregion.com/), que reforçarão os esforços promocionais a nível municipal.

No evento, António Jorge Costa, presidente do IPDT – Turismo, apresentou o estudo do perfil dos visitantes da região. Segundo este, nove em cada 10 turistas visitam a região por lazer e férias, com a Cultura e Património como principal motivação, e 60% são visitantes pela primeira vez. Os cinco principais mercados emissores são a Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e França. O gasto médio por pessoa é de 673 euros, 96% dos turistas recomendariam o destino a amigos ou familiares, e 62% têm intenção de regressar nos dois anos seguintes à sua visita.

Durante o evento, realizou-se uma mesa-redonda sobre os desafios de “Mais e Melhor Turismo” e o papel do projeto nesse contexto. O painel contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal; Luís Pedro Martins; Tiago Sá Carneiro, secretário Metropolitano na Comissão Executiva da AMP; Nuno Trigo, vice-presidente e diretor da Delegação Porto e Norte da ALEP e Joel Pereira, representante da APECATE.

Uma das principais temáticas abordadas foi a necessidade de criar valor a partir das receitas do setor do turismo e distribuir esse valor de forma equitativa. Tiago Sá Carneiro, membro da comissão executiva e responsável pelo turismo na AMP, destacou que o projeto “Porto Region” visa transformar os recursos existentes nos 17 municípios em produtos de qualidade, capazes de atrair visitantes e gerar recomendações. Luís Pedro Martins e Nuno Trigo salientaram a importância das parcerias e sinergias no sucesso do setor, enfatizando o papel diferenciador desta abordagem colaborativa.

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