Portugueses competem contra grandes mestres internacionais
O grande mestre lituano, Titas Stremavicius, empatou o seu jogo de ontem contra o grande mestre cubano, Elier Miranda Elier e mantém assim a liderança isolada com meio ponto de vantagem, a duas jornadas do final do Maia Chess Open.
No segundo tabuleiro, o grande mestre grego, Stelios Halkias, não conseguiu mais que um empate perante o grande mestre italiano, Luca Morini Jr e mantém-se assim num agora longo grupo de perseguidores.
Grupo este de perseguidores, que é liderado de momento pelo português mestre internacional, André Sousa. André venceu o mestre FIDE bulgaro, Lachezar Yordanov, numa das partidas mais longas do dia, após mais de cinco horas de jogo. O português mantém-se assim na corrida à também tão desejada segunda norma de grande mestre.
Com também vitórias nos seus jogos de ontem, chegaram-se também ao grupo de segundos classificados, mais oito jogadores, para um total de 10 perseguidores do líder, a apenas duas jornadas do final deste forte torneio internacional. Não faltarão com certeza emoções fortes até ao final.
O Maia Chess Open já começou na semana passada e este ano conta com a presença de 312 jogadores, oriundos de 37 países, onde mais de metade são estrangeiros. Decorre de 25 de Agosto a 2 de Setembro, no Tecmaia.