Procissão do Senhor dos Passos em Nogueira da Maia
A exemplo do que vem ocorrendo desde 1851 e no período compreendido entre os dias 20 e 24 deste mês, realizaram-se na Paróquia de Santa Maria de Nogueira – Maia, diversas cerimónias evocativas da Via Sacra, conhecidas popularmente por Procissão do Senhor dos Passos.


Estas, na sua essência e no percurso da procissão, evocaram e deram especial destaque aos factos ocorridos entre a condenação à morte de Jesus Cristo, o encontro com Sua Mãe Maria na Via Sacra e a Sua crucificação no Monte do Calvário.
Estas cerimónias tiveram início na 5ª feira com as confissões gerais, prosseguindo com a evocação da Via Sacra realizada no percurso compreendido entre o Largo de Oliveira, no Lugar de Barroso e o Monte do Calvário.
No sábado, realizou-se a Procissão das Velas com o andor do Santo Lenho, que percorreu o itinerário compreendido ente a capela do Monte do Calvário e a Igreja Matriz.
No derradeiro dia desta evocação e pelas 10h30 houve uma Missa Solene ao Senhor dos Passos na Igreja da Paróquia e pelas 15h30 registou-se a celebração da Palavra.


Finalmente, no domingo, pelas 16 horas, partiu da Igreja Paroquial a majestosa procissão do Senhor dos Passos, cujo percurso era interrompido aquando da passagem pelas pequenas capelas evocativas dos Passos mais dolorosos da Via Sacra, para a realização dos cânticos dos “Miserere”.
Entretanto no Largo da Oliveira no Lugar de Barroso, e logo após a chegada ao local do andor da Mãe de Jesus, a procissão teve uma interrupção, para que fosse proferido o Sermão de Encontro pelo Padre Tiago Dias da Paróquia de S. Pedro da Cova, cujo lema foi “Caminhamos juntos, na esperança” que cativou os presentes.
Findo este ato, o séquito incorporando os dois andores, prosseguiu em direção ao Monte do Picoto, onde foi proferido o Sermão do Calvário.


De registar que na procissão participaram diversas entidades e organizações, como António Silva Tiago e Emília Santos, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia; Ilídio Carneiro, Abílio Araújo e Luís Miguel, autarcas da Freguesia de Nogueira e Silva Escura; os párocos, Tiago Dias (S. Pedro da Cova), Micael (S. Mamede e S. Romão de Coronado), Domingos Areais (Ermesinde) e Diácono Arnaldo (Ermesinde); Confrarias de Nogueira da Maia, S. Mamede de Infesta, Nossa Senhora da Maia, Avintes-Gaia e os Passistas de S. Mamede de Coronado; Agrupamento de Escuteiros e Grupos Corais de Nogueira e todos quantos de uma forma ou doutra tornaram possível realizar com êxito este evento.
Por último merece particular relevância frisar que a Fundação da Irmandade dos Passos data de 15 de abril de 1985.
Bruna Pinto Lopes, jornalista, em colaboração com Agostinho Silva
Fotos: Agostinho Silva