PS Maia decide dia 11 o candidato
A Comissão Política do PS Maia reúne na próxima quarta-feira, dia 11, para votar a indicação do candidato à Câmara Municipal da Maia às próximas eleições autárquicas, que terão lugar em 2025.
Ao que o MaiaHoje apurou, irá a votos apenas um candidato e a escolha deverá recair no portuense José Manuel Ribeiro, atual presidente da Câmara de Valongo e do Conselho de Administração da LIPOR, entre outros cargos.
O anterior candidato, Francisco Vieira de Carvalho, há cerca de dois meses, parecia ainda acalentar uma nova recandidatura quando publicava nas redes sociais uma fotografia ladeado por António Peixoto e Filipe Maia, e «com os ilustres, presidente da Federação do Porto do Partido Socialista, Nuno Araújo, e com o Secretário Geral do Partido Socialista Pedro Nuno Santos», escrevia. Mais recentemente, a quatro de dezembro, dia de aniversário da morte de Sá Carneiro, publicava uma fotografia deste estadista com a frase “A política sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha”, comentando «Sempre na minha memória. Sempre na mesma linha de estar e ser», o que poderia ser entendido como um afastamento do PS que se veio a concretizar há dois dias, também nas redes sociais, onde redigiu um texto que no fim desta peça publicamos na íntegra.
Parece claro o divórcio «a instabilidade política local, distrital e nacional do Partido Socialista, não são propícias a um Projeto Autárquico de qualidade, que a Maia merece», disse, acrescentando que «uma eleição Autárquica, não é nem deve ser, a procura de um emprego, ou de um cargo político, que permita um acesso a interesses pessoais», não revelando se terá força para encabeçar um outro «projeto autárquico de qualidade, que a Maia merece», mas deixando a porta aberta a nova participação «espero, poder continuar a ter o vosso apoio e amizade. O Futuro a Deus Pertence», escreveu.
O potencial candidato, José Manuel Ribeiro, aparece com um extenso currículo ligado à gestão no sector público nacional, internacional e universitário, totalmente diferente do anterior candidato.
Leia aqui o texto de Francisco Vieira de Carvalho, disponível nas redes sociais:
«AUTÁRQUICAS 2025
Fim do projeto autárquico
Caros Maiatos,
O Projecto Autárquico, começado em 2017, com o Partido Socialista, chegou ao fim.
Assim, já comuniquei ao Partido Socialista, a minha total indisponibilidade em continuar a ser o seu candidato a Presidente da Câmara Municipal da Maia.
A instabilidade política local, distrital e nacional do Partido Socialista, não são propícias a um Projeto Autárquico de qualidade, que a Maia merece.
Uma eleição Autárquica, não é nem deve ser, a procura de um emprego, ou de um cargo político, que permita um acesso a interesses pessoais.
No meu entender, um cargo público na Maia, tem que ser exercido com paixão pela Terra, e pelas Gentes Maiatas, e para servir a população de forma humilde e honesta.
Com o lema “O que Governa, se comporte como o que serve”, pois os donos da Câmara Municipal e dos seus bens e receitas, são na prática a população, e os eleitos devem gerir ao pormenor o dinheiro que é de todos os Maiatos, com o máximo de transparência e agradecendo a confiança e a honra neles depositada.
A liberdade e o desapego aos cargos, são essenciais na Política.
Espero, poder continuar a ter o vosso apoio e amizade.
O Futuro a Deus Pertence.
Mas estaremos sempre juntos, pela nossa Terra e pela nossa Gente.
“Sempre livre como um pássaro”.»