QUERCUS e Pequenos Cantores da Maia apresentam o projeto de educação ambiental
Hoje, dia 3 de novembro, pelas 17h30, o Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, no Castêlo da Maia, recebe a QUERCUS e os pequenos cantores da Maia. Trata-se uma apresentação nacional do projeto ambiental “A minha escola é o planeta”, onde o tema é a proteção da natureza.
A fantasia musical é uma produção que já foi objeto de uma candidatura ao Fundo Ambiental, tendo obtido a melhor classificação, facto que vai permitir a difusão do projeto a nível nacional, disponibilizando o acesso livre e gratuito a todos os conteúdos por parte dos professores e educadores que se dedicam à dinamização pedagógica no âmbito da educação ambiental.
Além da história que permite a dramatização e montagem de uma peça teatral, abordando diversos temas relacionados com a proteção da Natureza, reservação dos ecossistemas e do património natural e histórico-cultural, há uma série de 11 canções cujas letras contêm mensagens fortes e de fácil assimilação, que visam ajudar as crianças e jovens a inculcar valores e princípios éticos para a formação de futuros cidadãos ambientalmente mais responsáveis.
O projeto inclui também um conjunto de jogos e atividades lúdicas, mas de relevante interesse pedagógico, para animar as sessões em grupo e em sala de aula, momentos em que as canções serão um importante recurso artístico e didático.
A fantasia musical é interpretada pelo Coral Infantil Municipal dos pequenos cantores da maia, tendo Mizé Rouxinol como autora do texto da história e de todas as letras e Victor Dias, como compositor, que contou com a colaboração de Ana Lídia Rouxinol e Ana Margarida Rouxinol.